Notícias

Provins: como ir e quanto custa visitar uma cidade medieval na França

Você sabia que é possível “viajar no tempo” durante a sua estadia em Paris? E essa experiência está apenas a 90 km de distancia da capital francesa? Nós visitamos Provins, uma pequena cidade medieval que vale a pena conhecer em um bate e volta de um dia. Nesta matéria compartilharemos com você todos os detalhes de como ir e quanto custa. Confira!


Provins

Reconhecida como Patrimônio Mundial da UNESCO, Provins é uma pequena cidade medieval. Sua história é extremamente relevante pelo que representou para a França, principalmente pelo período em que era um importante centro de comércio durante as Feiras de Champagne (as mais importantes da Europa), nos séculos XII e XIII. Em seu auge, a província tinha até moeda própria, o que constatava a sua devida importância para o país.

Provins teve uma decadência por volta do século XIV, já que ocorreram diversas guerras e outros fatores que mudaram totalmente as principais rotas comerciais, tornando a cidade menos movimentada. Tal fato fez com que boa parte da arquitetura fosse mantida até hoje e não passasse por revitalizações.

Durante a idade média, senhores feudais travaram importantes batalhas contra a coroa francesa. Para a proteção da cidade, construíram uma muralha que, originalmente, possuía 5 km de extensão. Atualmente, o local conta com cerca 1,5 km que podem ser visitados pelos turistas. E podemos garantir para você: o local rende excelentes fotos. Uma curiosidade bem bacana é que a altura da muralha varia entre 18 e 25 metros, dependendo do ponto de referência.

Outro ponto turístico que chama muito a atenção em Provins é a Torre Cesar. Originalmente ela foi construída para ser uma prisão, mas hoje em dia ela funciona como campanário de uma igreja. Visitantes podem subir até o topo, mediante o pagamento de 5 euros, e desfrutar de vistas maravilhosas de toda a cidade. Durante a subida, você poderá entrar em uma das antigas celas do local. A atração fica aberta ao público das 10h00 às 18h00.

E já adiantamos para você: o percurso fica um pouco (talvez MUITO) estreito em alguns momentos, mas mesmo assim, vale a pena!

Muito próxima a Torre Cesar, você poderá conhecer a Igreja Saint-Quiriace. Fundada no século XII, a atração está situada na parte conhecida como “cidade alta” de Provins. Confessamos que ficamos apaixonados pelo local, principalmente pela parte interior. A visita é gratuita e fica aberta ao público todos os dias das 10h00 às 18h00.

E antes de continuarmos, temos uma pergunta importante: você já imaginou a possibilidade de almoçar em um estabelecimento de 1270? Pois é, em Provins isso é possível!

O La Croix d’Or, que significa “A Cruz de Ouro”, é o restaurante hotel mais antigo da Europa. Precisamos compartilhar com você que a apresentação dos pratos é simplesmente impecável. O menu custa a partir de 28,90 euros.

Veja a seguir algumas imagens do nosso almoço especial. Mas atenção: cuidado para não ficar com água na boca! rs

Nós mostramos como foi a nossa experiência em um vídeo super legal que vale a pena ser visto até o final. Não deixe de conferir:


Como ir de transporte público para Provins

Se você não está familiarizado com o transporte público de Paris, não se preocupe! Nós temos uma matéria super completa sobre como funciona os principais meios de transporte em Paris, inclusive com muitas dicas para você economizar muito. Não deixe de conferir neste link.

  • Trem de Paris para Provins

A melhor opção para ir de trem é utilizando a linha P do trem que conecta o centro de Paris às regiões mais periféricas. Como a estação Provins está localizada na zona 5, você poderá usar o seu passe Navigo Découverte, sem gastar o valor da passagem avulsa. Você poderá embarcar na estação Gare de L’Est, mas dependendo da sua localização, o seu ponto de embarque pode ser diferente.

Durante a sua estadia na cidade, por não possuir uma área tão abrangente, você poderá realizar os seus deslocamentos a pé. Por exemplo, da estação até a Torre Cesar são apenas 20 minutos de caminhada:

  • É possível ir de Uber ou outros app de mobilidade de Paris para Provins?

Sim, é possível. Mas neste caso em específico, não é nem um pouco vantajoso pelo valor cobrado. Realizamos uma simulação em diferentes aplicativos de mobilidade urbana: Uber, Bolt e FreeNow. Na primeira opção, a corrida mais econômica ficou próxima aos 133 euros. Já na segunda, ficou cerca de 116 euros. Caso opte pela terceira opção, gastará cerca de 129 euros.

Vale ressaltar que os preços dos aplicativos são dinâmicos e variam de acordo com diversos fatores, como horário, tráfego, etc.


Como ir de carro para Provins

Realizamos uma simulação com origem no centro de Paris para verificar os possíveis caminhos para chegar até Provins. A duração do trajeto mais rápido no momento da nossa pesquisa foi de 01h18. Veja no mapa a seguir:

Se você optar por ir de carro, há diversos estacionamentos gratuitos na região das principais atrações, o que te fará economizar alguns euros. Afinal, economia nunca é demais, não é mesmo?

E aqui vai mais uma dica: se você não abre mão de ter o seu próprio veículo durante a sua estadia na cidade luz, leitores do Viaje por Conta tem preços especiais no aluguel com a Rentcars, maior portal de comparação de preços e locação de veículos da América Latina. Para alugar o seu carro, acesse este link.


O Seguro Viagem é obrigatório na França?

Se você está planejando conhecer qualquer país dentro do Espaço Schengen, saiba que o Seguro Viagem é um item obrigatório! Mas nós temos uma excelente notícia para você: Os leitores do Viaje Por Conta podem aproveitar um BENEFÍCIO EXCLUSIVO DE 15% DE DESCONTO na hora de adquirir um Seguro Viagem da Assist 365, uma das melhores seguradores do país.

Para adquirir o produto, basta clicar neste link e viajar sem preocupações!


Você imaginava que era possível viver uma experiência como essa tão perto da capital francesa? Acha que vale a pena fazer um bate e volta de Paris para curtir essa cidade medieval? Compartilhe com a gente nos comentários!


Veja também 👇🏼

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *