DestaquesEuropaFrançaParis

Paris: conheça tudo sobre o cartão Navigo Découverte e como economizar no transporte público

Paris é uma cidade que possui um transporte público extremamente eficiente, com uma das melhores infraestruturas urbanas do mundo. Muitos leitores/seguidores costumam nos perguntar se há alguma maneira de economizar e já adiantamos aqui o que vamos falar ao longo da matéria: Sim, e muito! Confira todos os detalhes de como funcionam os passes disponíveis, incluindo o famoso Navigo Découverte, que irão te fazer poupar muito dinheiro na sua próxima viagem.


 Quais são os meios de transporte público em Paris?

Antes de entender como é possível economizar, precisamos identificar quais são os principais tipos de transporte que a cidade oferece. São eles: Metrô, RER, Ônibus e Tram. Como Paris e seus arredores são divididos em zonas de 1 a 5, os valores costumam variar de acordo com o seu deslocamento. De cara, parece confuso, mas garantimos que é muito simples entender a logística.

E logo de cara, queríamos dar um dica super importante: fique 100% atento aos seus pertences durante todo o trajeto, independente de qual transporte você esteja. É muito comum que batedores de carteiras, conhecidos como “pickpockets” realizem diversas investidas em furtar pessoas desatentas. Nossa sugestão é manter carteiras, documentos, etc, em locais seguros, como por exemplo, doleiras ou acessórios que ficam colados no seu corpo.

Dito isso, vamos detalhar as características de cada modal para facilitar a compreensão. Veja a seguir:

  • Metrô

Essa é uma das formas mais rápidas de se locomover pela cidade. Ao todo, são mais de 200 km de via, 16 linhas (numeradas de 1 a 14, com duas adicionais) e 303 estações.

O mapa do metrô pode ser acessado através de um aplicativo gratuito! A utilização é super intuitiva. Por exemplo, se você inserir sua origem e o seu destino, o Bonjour RATP irá traçar a rota automaticamente. O melhor de tudo é que a funcionalidade possui versão em português. Incrível, né?. O aplicativo está disponível para Android e iOS. Mas se você não está tão antenado às tecnologias e prefere o bom e velho mapa físico, não se preocupe, pois é possível retira-lo gratuitamente em qualquer estação do metrô.

Horário de funcionamento: O metrô parisiense funciona das 05h30 às 01h00 (+1).

Se você deseja conferir o mapa completo de todas as linhas do metrô de Paris, clique aqui.

  • RER 

O RER (Réseau Express Régional) é um sistema de trens que complementa o metrô da cidade, conectando os passageiros às áreas periféricas e outras cidades da região Île-de-France. O sistema operacional é parecido com a CPTM que opera na Grande São Paulo. Ao todo, são mais de 585 km de via, 5 linhas principais e 250 estações.

Horário de funcionamento:  Os horários costumam variar dependendo de cada linha. A média de início das operações é por volta das 05h00 e término às 00h30 (+1).

Se você deseja conferir o mapa completo de todas as linhas do RER, clique aqui.

  • Ônibus

A rede de ônibus da cidade luz é extensa, contando com mais de 60 linhas, sendo essa uma alternativa ao metrô e ao RER, já que as operações também vão até as zonas periféricas de Paris. Uma das grandes vantagens é que você pode desfrutar da vista da cidade durante o seu trajeto. Por outro lado, o trânsito que é formado durante os horários de pico pode atrasar seus planos. Leve isso em consideração!

Além dos ônibus diurno, existem os que operam durante a madrugada. Eles são chamados de Noctilien, também conhecidos como ônibus noturnos.

Horário de funcionamento:  O modal funciona basicamente durante 24h, com linhas diurnas que operam entre 07h00 e 00h30 e noturnas que operam entre 00h30 e 07h00. Porém, atente-se que algumas linhas não circulam durante a madrugada.

Se você deseja conferir o mapa completo de todas as linhas do ônibus , clique aqui.

  • Tram

O Tram, também conhecido como Tramway, pode ser uma boa opção de transporte principalmente em áreas periféricas. Nas áreas mais turísticas, o modal não costuma ser tão utilizado já que o metrô chega em todas as regiões. Ao todo, são 13 linhas de bonde que estão em funcionamento, contando com 254 paradas e mais de 100 km de extensão.

Horário de funcionamento:  das 05h30 às 00h30 (+1).

Se você deseja conferir o mapa completo de todas as linhas do Tram , clique aqui.


Tipos de bilhetes para utilizar o transporte público de Paris

Recentemente, a cidade de Paris adotou políticas para modernizar a venda de passagens de todos os modais do transporte público, possibilitando a aquisição dos bilhetes de forma online, além do físico.

Por exemplo, existe um cartão chamado Navigo Easy que veio para substituir os bilhetes Ticket t+ de papel (falamos dele no tópico a seguir), gerando mais segurança e conforto aos passageiros. O cartão funciona como uma espécie de bilhete único válido no transporte da cidade de São Paulo. Apesar da abrangência de utilização ser mais limitada do que outros bilhetes, você pode adquiri-lo de forma online e/ou física. Se optar pelo meio digital, você deve acessar um aplicativo que está disponível para Android e iOS , sendo necessário apenas aproximar o celular da catraca para que a mesma seja liberada. Caso opte pelo cartão magnético físico, deverá pagar 2 euros por cada cartão nos postos credenciados.

Vale ressaltar que, neste caso, você pode compartilhar o saldo do cartão com amigos, familiares, etc. A seguir, trazemos para você as informações 100% atualizadas de cada um deles.


Ticket t+

O Ticket t+ é o nome das passagens unitárias. Atualmente, elas são válidas para o Metrô, RER, Ônibus, Tram e o bonde que leva ao topo de Montmartre. Essa é uma opção indicada para quem não vai realizar muitas viagens. Como essa é uma dúvida muito comum entre nossos leitores, já adiantamos que este tipo de bilhete não é válido para deslocamentos para zonas mais afastadas do centro, como os aeroportos, Disney Paris e o famoso Palácio de Versalhes.

Um fator interessante é que, caso você compre um pacote de 10 passagens, poderá ter um desconto atrativo para conseguir economizar alguns euros. Veja abaixo a tabela tarifária:

Com o desconto aplicado, cada passagem sairá por 1,73 euros ao invés de 2,15. Além disso, alguns grupos podem ter um desconto adicional onde o mesmo pacote sai por 8,65 euros, como por exemplo, crianças menores de 10 anos.

Apesar do Ticket t+ ser válido para os transportes que citamos anteriormente, há diversas regras de utilização que você precisa estar atento para não ter dores de cabeça. Veja a seguir:

Baldeação entre metrô e RER: a duração do bilhete é de 90 minutos a partir da primeira validação, podendo se conectar nas estações de metrô e RER dentro da Zona 1 (sem sair da estação), exceto nas estações Pont-Cardinet e Saint-Lazare.

Baldeação entre ônibus e tram: você também poderá realizar baldeações entre ônibus e ligações entre ônibus e tram dentro dos 90 minutos. Lembrando que caso o seu ticket tenha sido comprado diretamente com o motorista do ônibus, você só terá acesso aquele trajeto em específico, sem a possibilidade de realizar uma baldeação.

Bilhetes adquiridos no Funicular de Montmartre: se você adquirir o bilhete no bondinho que leva até o topo de Montmartre, você não terá direito de utiliza-lo em outros modais.

Como afirmamos anteriormente, esse tipo de tarifa faz sentido para aqueles não irão realizar muitas viagens. Para quem pretende utilizar em grande escala, há outras opções mais vantajosas que mostraremos a seguir.


Paris Visite

O Paris Visite é um cartão destinado aos turistas que permite o embarque ilimitado em todos os principais transportes públicos da cidade, com a possibilidade de adquiri-lo para 1, 2, 3 ou 5 dias, com dois diferentes tipos de acessos: um passe dará direito a circular nas zonas de 1 a 5 e o outro apenas nas zonas de 1 a 3.

Veja abaixo os valores das tarifas, onde crianças entre 4 e 12 anos pagam metade do preço:

Sempre que alguém nos pergunta se algo vale a pena ou não, a resposta é sempre a mesma: depende! Isso porque cada viajante tem o seu perfil e realidade. Neste caso, como afirmamos inicialmente, o bilhete é destino aos turistas. Na grande maioria das cidades, este tipo de passe tende a valer muito a pena. Mas se você fizer as contas na ponta do lápis, pode ser que os valores não façam muito sentido para você (dependendo do dia da semana que você chegar na cidade) por conta do Navigo Découverte (vamos falar logo a seguir dele!).

O Paris Visite pode ser adquirido em todas as estações do metrô, RER e nos balcões de informação turística da cidade. Lembrando que o cartão é ativo após a primeira utilização.


Navigo Découverte

Se você acredita que irá utilizar muito o transporte público durante sua estadia, acreditamos que o Navigo Découverte será a melhor opção dependendo do dia que você fará a primeira utilização bilhete. É possível adquirir o passe para uso semanal, mensal e/ou anual. Antes de entrarmos na questão dos valores, precisamos te alertar sobre alguns fatores MUITO importantes para que você não seja pego de surpresa.

O primeiro deles é que o bilhete é de uso pessoal e intransferível. Ao adquiri-lo em uma das estações credenciadas que oferecem atendimento no balcão, você deverá pagar o valor de 5 euros e entregar uma foto 3×4 assinada para que você não seja multado (e a multa é bem salgada!). Nós compramos o cartão em uma de nossas últimas viagens para lá e foi um processo extremamente simples, apesar de parecer complexo. Veja as fotos a seguir:

Outro ponto de extrema importância para levar em consideração é que a validade de utilização é sempre fixa, independente do tipo de bilhete que você adquirir. Por exemplo, se você comprar o passe semanal, ele sempre será válido de segunda à domingo e não por 7 dias.

Sabe o que isso significa? Se você comprou o seu passe na quinta-feira, ele será válido apenas até domingo. Ou seja, invés de você utilizar o ticket por uma semana, poderá aproveita-lo por apenas 4 dias. O mesmo vale para o passe mensal. Se você adquirir no meio do mês, terá apenas metade dos dias livre para utilização.

Nossa recomendação é que você avalie o tipo de bilhete que faz sentido para sua estadia de acordo o dia da chegada. Lembrando que é possível adquirir o Navigo Découverte no próprio aeroporto.

Bom, chegou a hora de entender os valores desse famoso cartão. Veja:

Bilhete semanal

Bilhete mensal

Bilhete anual 


Curiosidade: é possível comprar o Navigo Découverte no Aeroporto de Orly? 

Temos recebido muitas perguntas sobre ser possível ou não comprar o cartão Navigo Découverte no Aeroporto de Orly. E a resposta é: Sim, é possível, mas não tão simples quanto no Aeroporto Charles de Gaulle. O motivo é porque o único local que vende não fica dentro de nenhum terminal de passageiros, mas em um ponte de ônibus, do lado de fora. Pois é, você leu certo.

Para comprar o cartão em Orly você precisa ir no Ponto de Ônibus número 5 que fica em frente ao Terminal SUL (SUD), justamente o ponto do OrlyBus, o ônibus que liga o aeroporto a Paris, com uma parada na Praça Denfert – Rochereau (de onde você pode pegar o metrô para inúmeras outras partes da cidade).

Neste ponto há um pequeno guichê onde vende o ticket para o OrlyBus e, o que poucos sabem, também o Navigo Découverte. E o mais legal: você pode usar o cartão no OrlyBus também.


Confira nossa experiência no transporte público em Paris

Temos um vídeo super especial mostrando nossa experiência no transporte público na cidade luz. Não deixe de conferir:


Seja qual for o transporte público escolhido para se locomover por Paris, uma coisa nós temos certeza: sua experiência será inesquecível. Pode acreditar! Afinal, você estará na cidade luz, um dos destinos mais visitados do mundo. E economizando ainda, fica ainda melhor, não é mesmo?

Como todos nós sabemos, Paris irá sediar os Jogos Olímpicos deste ano. O que pouca gente sabe é que haverá um bilhete de especial disponível para os turistas. Mas será que vai valer a pena? Nós mostramos todos os detalhes dessa novidade nesta matéria.

Agora conta pra gente: você sabia que existem tantas opções de transporte público em Paris? Qual o seu favorito? Compartilha com a gente nos comentários!

97 thoughts on “Paris: conheça tudo sobre o cartão Navigo Découverte e como economizar no transporte público

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *