ChamadasEuropaFrançaParis

Paris 2024: conheça o passe de transporte público exclusivo para os Jogos Olímpicos

Não é novidade para ninguém que, neste ano, Paris receberá os maiores eventos esportivos do mundo: os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2024. O que poucas pessoas sabem é que, durante o período dos jogos, a cidade vai oferecer um bilhete especial para utilização do transporte público. Mas será que vale a pena? Nesta matéria trazemos todos os detalhes dessa novidade.


Passe exclusivo para os Jogos Olímpicos

O passe exclusivo para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos denominado “Paris 2024 Pass” será válido no período de 20 de julho a 8 de setembro deste ano. Antes de entender se ele vale a pena ou não, precisamos analisar o que ele oferece. Se você não está familiarizado com o transporte público de Paris, ele é um dos mais eficientes do mundo! Os principais modais são: Metrô, RER, Ônibus e Tram.

A cidade e seus arredores são divididos por zonas, categorizadas de 1 a 5. Dessa forma, os valores variam de acordo com a zona em que você pretende se deslocar e o tipo de bilhete que você irá utilizar. Nós temos uma matéria super completa que mostra todos os detalhes do transporte público da cidade luz. É muito importante que você a leia para conseguir entender com clareza os exemplos que utilizaremos nesta matéria. Para acessa-la, clique neste link.

Dito isso, confira tabela de preços anunciada do Paris 2024 Pass:

Nesta nova modalidade, você poderá comprar o passe com validade para até 7 dias. Observe que, quanto mais dias estiver incluído no pacote, menor é o valor proporcional à diária. Por exemplo, se você adquirir o bilhete de duração máxima, gastará o equivalente a 10 euros por dia, o que é um ótimo valor, visto que o passe é válido para todos os modais e em todas as zonas de forma ilimitada, ou seja, pode usar e abusar. É uma espécie de Open Bar de transporte público. rs

Separamos para você algumas regras de utilização do bilhete para que você não seja pego de surpresa caso resolva compra-lo:

  • O Paris 2024 Pass é válido a partir da primeira validação até à meia-noite do último dia de validade;
  • Você pode utilizar o passe em locais como Aeroporto de Orly, Aeroporto Charles de Gaulle, Versalhes, Disney Paris, etc, que são zonas mais afastadas;
  • O passe será disponibilizado em um cartão Navigo Easy. Você poderá adquiri-lo em duas versões: online e física. A digital poderá ser adquirida pelo aplicativo Île-de-France Mobilité. Caso opte pelo físico, deverá pagar um valor adicional de 2 euros.

Vale a pena investir no Paris 2024 Pass?

Agora que já entendemos os detalhes deste novo passe, precisamos analisar se o bilhete realmente vale a pena. E para isso, vamos realizar uma comparação com o Navigo Découverte. Se você leu a nossa matéria completa sobre o assunto (se ainda não leu, recomendamos que realmente leia antes de continuar), concluiu que essa pode ser a melhor oportunidade para economizar com o transporte durante a sua estadia em Paris, então vamos utiliza-lo como exemplo.

Imagine um cenário em que você chega no aeroporto numa segunda-feira e pretende utilizar o transporte público durante 7 dias. Diante tantas opções, você está em dúvida sobre qual passe adquirir. Como observamos, o Paris 2024 Pass tem um custo de 70 euros para o período em específico. Já o Navigo Découverte possui o custo de 30,75 euros, sendo que ambos atendem todos os modais e são ilimitados em todas as zonas. Nesta situação, vale MUITO mais a pena comprar o passe semanal que custa menos da metade do preço.

Agora, imagine que você chegue no aeroporto numa quinta-feira. Pelas regras do Navigo Découverte, você terá que pagar os 30,75 euros, porém, poderá utiliza-lo apenas de quinta à domingo. Como sua demanda seria para 7 dias, você teria que comprar outro passe no mesmo valor que seria válido para toda a semana seguinte. Somando os dois valores, você gastaria 61,50 euros. Mesmo considerando o valor da emissão do passe (5 euros), o preço ainda é inferior ao passe de 7 dias consecutivos do Paris 2024 Pass. Ou seja, se você pretende utilizar muitas vezes o transporte público de Paris, o Navigo Découverte é imbatível.

Mas se você pretende utilizar poucas vezes, não deixe de fazer as contas na ponta do lápis para entender qual o melhor cenário dentro da sua realidade e da sua demanda!


Confira nossa experiência no transporte público em Paris

Se você quer saber como é a experiência no transporte público na cidade luz, nós temos um vídeo super especial mostrando cada detalhe. Não deixe de conferir:


Vale ressaltar que, de acordo com o site oficial, o Paris 2024 Pass estará disponível para venda a partir do próximo dia 18 de junho.

O que você achou dessa novidade? Acha que tem sentido utilizar o novo passe? Compartilhe sua opinião nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *