ChamadasDestaquesEuropaItáliaRomaRoteiros

Roteiro de viagem Itália: Roma em 5 dias

Bem-vindo a capital que para qualquer canto que se olhe, há algo interessante para ver. E isso se dá porque Roma faz parte de um pequeno círculo de cidades em que sua história se confunde diretamente com a história do mundo, assim como Atenas e Jerusalém, por exemplo.

O legado deixado pelas tradições e culturas, desde a época do poderoso Império Romano, permanecem vivos muito além dos livros didáticos. E basta colocar os pés em Roma para sentir e ver isso. Portanto, 5 dias na cidade te farão ter uma bela visão do que este lugar extraordinário tem para contar.

RESERVE SEU SEGURO VIAGEM DA TRAVEL ACE COM 30% DE DESCONTO AQUI!

PESQUISE E ALUGUE SEU CARRO PAGANDO EM REAL, COM DESCONTO E SEM IOF AQUI!

Claro que se você tiver menos dias, não se preocupe, pois também dá para aproveitar e fizemos roteiros menores para te ajudar. Mas aqui você vai ver como conhecer, além dos principais pontos turísticos, atrações menos exploradas pelas grandes multidões e que escondem verdadeiras maravilhas históricas.

DIA 1:

A melhor maneira de você ter certeza que está realmente em Roma é conhecer logo de início o principal marco da cidade: o Coliseu. Por isso, a visita à capital italiana começa justamente por ele.

COLISEU: O Coliseu é facilmente acessado via metrô. Desça na estação COLOSSEO (linha B – azul). Acredite, ao sair da estação não tem como se perder.

Fachada do Coliseu de Roma

DICA: chegue cedo. O monumento abre às 8h30 e até este horário as filas costumam ser pequenas. Ao longo da manhã tendem a aumentar.

DICA: o Coliseu aceita o Roma Pass na entrada. Considere se para sua viagem é vantajoso comprá-lo. Para nós foi um bom negócio. São duas opções de cartão: de 48h ou 72h que além da entrada em 1 ou 2 atrações, de acordo com a opção escolhida, incluem transporte ilimitado gratuito nas linhas urbanas de ônibus, metrô e trem. Saiba mais sobre o Roma Pass aqui.

Ao sair do Coliseu sua próxima parada será o Palatino e o Fórum Romano. O ticket do Coliseu já dá direito a entrar nesses dois sítios arqueológicos. Eles ficam muito próximos, do outro lado da rua. É uma área grande a ser visitada, praticamente sem abrigo do sol, então abasteça suas garrafinhas de água antes de entrar. E no caminho até lá, lembre-se de dar uma olhada no belo Arco de Constantino.

Arco de Constantino, ao lado do Coliseu

DICA: Fique atento aos atores vestidos de personagens romanos. Eles costumam invadir suas fotos e depois cobram pela “participação especial”.

PALATINO E FÓRUM ROMANO: Você vai começar a visita pelo Palatino, antiga residência dos imperadores e aristocratas da cidade. É uma área com muitas ruínas. Algumas construções estão um pouco mais preservadas, já de outras sobraram apenas poucas pedras. Aí não tem jeito: é preciso usar a criatividade para imaginar o que existia ali. Sinceramente, essa parte não foi muito atrativa para nós. Demoramos demais nesse trecho inicial e quando chegamos nas áreas mais preservadas já estávamos exaustos. Então, cuidado!

DICA: Se você é como nós, que gosta de visitar construções mais “inteiras”, direcione suas atenções principalmente para o Palácio de Sétimo Severo e as Casas de Augusto e Lívia.

Vista geral do Fórum Romano

Grudado com o Palatino está o Fórum Romano. O local era o centro cerimonial do império, e possui construções em melhor estado de conservação se comparado com o Palatino. Destaque para o Templo de Venus, a torre do sino de Santa Francesca Romana, a Basílica de Constantino e Maxêncio e o Arco de Tito. Ao terminar a visita ao Fórum Romano você provavelmente já estará cansado e com fome, principalmente se sua visita for no verão, debaixo de sol forte. Faça uma parada para repor as energias antes de continuar.

MERCADOS: Passeie pela Via Dei Fori Imperiali para visitar o Fórum de Trajano, os Mercados de Trajano, o Fórum de Augusto, o Cárcere Mamertino e o Fórum de César. Dá para visitar tudo passando por fora. Se estiver com tempo os Mercados de Trajano valem uma visita interna mais detalhada.

MONTE CAPITOLINO: Suba em direção à Piazza del Campidoglio e admire o calçamento geométrico criado por Michelangelo. Explore os Museus Capitolinos (com coleções no Palazzo Nuovo e no Palazzo dei Conservatori). Não deixe de visitar também a igreja Santa Maria in Aracoeli.

Monumento em homenagem a Vittorio Emanuele

MONUMENTO A VITTORIO EMANUELE: Para terminar o dia vá até o Monumento a Vittorio Emanuele. Todo branco, ele é diferente de tudo o que você vai ver na Itália. Programe-se para chegar lá pouco antes do pôr-do-sol. Suba no terraço panorâmico. A vista da cidade é incomparável. Ah, e tem elevador para chegar lá em cima. Nem acreditamos quando descobrimos isso… Parecia uma miragem depois de um dia inteiro de caminhada!

DIA 2: 

No segundo dia de visita a sugestão é ir ao Vaticano. A melhor maneira de chegar lá é também de metrô. Desembarque na estação OTTAVIANO (linha A – vermelha). Siga pela Via Ottaviano e logo verá as colunas da Praça de São Pedro.

BASÍLICA DE SÃO PEDRO: Comece sua visita pelo Vaticano indo direto ao mais importante santuário católico. Chegue cedo, porque as filas aumentam muito rapidamente e você pode perder horas preciosas esperando para entrar. Explore cada detalhe da Basílica. Não se esqueça de procurar a famosa Pietà e o túmulo do Papa João Paulo II. Depois da visita, vale a pena caminhar pela Praça de São Pedro e contemplar as criações de Bernini. Não se esqueça também de subir ao Domo da Basílica criado por Michelângelo e caminhar pelos telhados. A vista que você terá é digna de uma cartão-postal. Prepare-se para uma longa jornada: boa parte da subida pode ser feita de elevador, mas você ainda terá que encarar muitos degraus até chegar ao topo.

DICA: Por falar em cartão-postal, na Praça de São Pedro existe uma agência local de correios, de onde dá para enviar um cartão para qualquer parte do mundo. Nós testamos e funciona! Recebemos em casa, alguns dias depois.

DICA: Mas e o Papa? Como fazer para vê-lo? Em geral, você terá duas oportunidades por semana para isso: a primeira aos domingos, meio-dia, quando acontece o Angelus. O Papa faz uma aparição lá em cima, na janela da biblioteca do Vaticano. A segunda possibilidade é às quartas-feiras, na Udienza Generale. O Papa passa às dez da manhã por toda a Praça de São Pedro, no tradicional carro aberto. Mas é necessário convite para entrar na área reservada. Para obtê-lo solicite com antecedência na Secretaria da Prefeitura do Vaticano, via fax ou correio. Caso não consiga, chegue cedo e tente garantir um bom lugar.

Seguidores do Viaje Por Conta têm desconto em reservas de hotéis na Booking.com. Por tempo limitado.

Corredor dos Museus do Vaticano, com teto ricamente adornado

MUSEUS DO VATICANO: Este é um programa que até quem não é fã de museus vai curtir. Reserve uma tarde inteira para passear nos Museus do Vaticano. Há uma infinidade de coleções para serem exploradas. Para você ter uma ideia, a Capela Sistina, ponto alto da visita, fica a pelo menos 20 minutos de caminhada a partir da entrada. Mas no caminho há muito mais o que visitar. Os principais roteiros sugeridos são indicados por cores, com duração de 90 minutos a 4 horas. Mas você é quem faz seu tempo. Uma dica é usar mais tempo para admirar as belas Salas de Rafael e os Aposentos Borgia.

Detalhe da Capela Sistina, nos Museus do Vaticano

DICA: Compre seus ingressos para os Museus do Vaticano com antecedência, no site. Assim você vai economizar muito tempo “furando a fila”. Programe-se para estar nos museus logo no início da tarde. Veja nosso vídeo por lá aqui embaixo.

DICA: Quando sair dos museus, antes de pegar o metrô de volta, dê uma parada em um dos muitos restaurantes que existem no caminho. Nada mais tradicional do que relaxar tomando um bom vinho e saboreando uma tradicional pizza italiana.

DIA 3: 

No terceiro dia de visita a sugestão é continuar explorando o Vaticano. Portanto, a melhor maneira de chegar é novamente de metrô. Desembarque na estação OTTAVIANO (linha A – vermelha).

NECRÓPOLE: Este é um passeio quase “secreto”, mas imperdível para quem quer explorar a essência do Cristianismo. A visita à Necrópole e ao local onde acredita-se que São Pedro tenha sido enterrado é emocionante. Caminhando pelos subterrâneos da Basílica, pequenos grupos guiados podem ver também vestígios das igrejas que existiam antes da atual Basílica. Existem guias inclusive em português. Nós tivemos a sorte de fazer o tour com um padre brasileiro! Mas atenção, visitar a necrópole exige planejamento e alguns cuidados. Mochilas grandes, por exemplo, não podem entrar. A solicitação de reserva tem que ser feita com meses de antecedência pelo email: scavi@fsp.va

Entrada do Castelo de Sant’Angelo

CASTELO DE SANT’ANGELO: A grande fortaleza construída em 139 já teve várias utilidades. De mausoléu a rota de fuga para os Papas em caso de necessidade. Vale gastar algumas horas explorando esta que é uma das construções mais antigas da cidade. Para subir até o topo do castelo não há elevador, mas enfrente os degraus que você será recompensado com lindas vistas da Basílica e da cidade de Roma. Acredite, você nem vai se lembrar do esforço para chegar lá.

PONTE DE SANT’ANGELO: Para atravessar o Rio Tibre em direção à área central de Roma caminhe pela Ponte de Sant’Angelo. Ricamente decorada com esculturas e luminárias, ela vai te levar a uma região de ruas tortuosas e repletas de restaurantes e cafés.

PIAZZA NAVONA: Para terminar o dia, caminhe até a belíssima Piazza Navona. É a praça barroca mais bonita da cidade, e tem o formato que lembra um antigo estádio. Admire detalhadamente a Fontana di Quattro Fiumi que fica bem no centro, uma obra esplendorosa de Bernini. Repare no obelisco que representa os quatro grandes rios conhecidos naquela época: Nilo, Danúbio, Prata e Ganges.

DIA 4: 

Explore a região Nordeste de Roma. Para isso, desça na estação FLAMINIO do metrô (linha A – vermelha).

PIAZZA DEL POPOLO: Nesta grande praça fica uma das primeiras igrejas renascentistas de Roma: a Santa Maria del Popolo, ricamente decorada em seu interior.

Turistas disputam espaço para foto na Scalinata di Spagna

PIAZZA DI SPAGNA: Desça pela Via del Babuino até chegar à Piazza di Spagna, uma das regiões mais nobres (e inacreditavelmente lotadas) da cidade. A Via Condotti reúne lojas das marcas mais famosas do mundo. Se você conhece a Champs-Élysées de Paris ou a 5ª Avenida de Nova Iorque, sabe do que estamos falando. Chegando na Fontana dela Barcaccia suba a charmosa Scalinata di Spagna para acessar a Trinità dei Monti, igreja do século XVI. Não se esqueça de admirar as belas vistas da cidade do alto da escadaria.

FONTANA DI TREVI: Pelas ruas tortuosas da região surge a impressionante Fontana di Trevi. É impossível chegar lá e não ficar impressionado ao comprovar que, pessoalmente, ela é ainda mais incrível do que vemos nos filmes. Reserve um tempo para saborear tranquilamente um tradicional Gelato (sorvete) enquanto a admira. Aliás, provar o sorvete italiano é obrigatório, nunca provamos nada parecido em nenhuma outra parte do mundo.

Fontana di Trevi, um dos pontos turísticos mais visitados da cidade

DICA: Quer saber como garantir que essa não será sua última visita a Roma? Aposte na lenda: de costas para a Fontana, jogue uma moedinha por cima do ombro e isso garantirá seu retorno à cidade. Nós testamos e deu super certo! 😊 Já se você atirar uma segunda moeda, você se apaixonará por um romano ou uma romana. Essa parte nós achamos melhor não testar!

PANTHEON: A cerca de 600 metros da Fontana di Trevi está outro marco da cidade de Roma: o Pantheon, Templo de todos os deuses. A estrutura atual foi construída no ano 118. Neste prédio é preciso ficar atento a todos os detalhes. Preste atenção inclusive no teto: há um intrigante óculo (abertura circular no topo do domo), que permite a entrada de luz para o interior do templo.

DIA 5:

Comece o último dia da sua visita explorando a região do Termini (principal estação de trens de Roma). Desça na estação TERMINI do metrô (ponto de interligação entre as linhas A – vermelha e B – azul).

BASÍLICA DE SANTA MARIA MAGGIORE: Visite a Basílica de Santa Maria Maggiore, conhecida por uma mistura de estilos arquitetônicos. É bem fácil de acessá-la a partir do terminal, pela Via Cavour. São só 4 quadras.

Praça da República, com edifícios que acompanham a rotatória

PRAÇA DA REPÚBLICA: Outro marco arquitetônico da cidade é a Praça da República. Com uma fonte central, de um lado possui edifícios que acompanham o contorno da rotatória, do outro está a Basílica Santa Maria degli Angeli e dei Martiri que também merece uma visita.

A partir daqui sugerimos duas opções para fechar sua visita a Roma. Em ambas você precisa pegar o metrô a partir da Praça da República.

OPÇÃO 1: TERMAS DE CARACALLA + BOCA DA VERDADE

Se você prefere conhecer um pouco mais das ruínas de Roma, pegue o metrô até a estação CIRCO MASSIMO (linha B – azul). Próximo dali estão as Termas de Caracalla, um balneário imenso, que quando funcionava na antiguidade recebia até 1600 pessoas em um único dia. Várias partes dessa construção ainda estão em pé. Na sequência, caminhe pela Via del Circo Massimo até chegar na Igreja de Santa Maria de Cosmedin. É lá que fica a famosa “Boca da Verdade”.

A mão continuou inteira depois do teste na Boca da Verdade

Diz a lenda que se você colocar a mão nessa boca e contar uma mentira, ela vai devorá-la. Quem tem coragem de arriscar? Só para constar, ainda estamos com as duas mãos intactas! 😊 E termine o dia dando uma voltinha pela região, às margens do Rio Tibre.

OPÇÃO 2: BASILICA DE SAN GIOVANNI IN LATERANO
Se estiver cansado das ruínas e preferir visitar ricas construções e saber mais sobre a história do catolicismo, não deixe de ir até a Basílica de San Giovanni in Laterano, a Basílica de Roma. Para isso, pegue o metrô até a estação SAN GIOVANNI (linha A – vermelha). Chegando lá você já vai encontrar a Porta di San Giovanni. Atravesse-a e logo vai encontrar a Basílica. Não deixe de conhecer o altar papal e o batistério.

E se você quiser ver como é a missa com o Papa e como faz para participar dela, aqui está o vídeo. Boa viagem 🙂

Seguidores do Viaje Por Conta têm desconto em reservas de hotéis na Booking.com. Por tempo limitado.

Veja outros roteiros pela Itália:

Roteiro de viagem Itália: VENEZA EM 3 DIAS

Conheça Pompeia, a cidade enterrada pela Vulcão Vesúvio

NÁPOLES: A primeira e melhor pizza do mundo

CAPRI: A impressionante Grotta Azzurra e o que a ilha italiana tem a oferecer

Roteiro de viagem Itália: PISA EM 1 DIA

Veja Mais:

Confira todos os nossos Vlogs de Roma.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube.

Não deixe de curtir a nossa página do Facebook.

E também estamos no Instagram.

Ficou com alguma dúvida ou quer sugerir algum tema, entre em contato com a gente.

Autores: Fábio Trindade e Tiago Stachetti

19 thoughts on “Roteiro de viagem Itália: Roma em 5 dias

  • Eu gosto da informação valiosa que você fornece em seus artigos.
    Vou marcar seu blog e verificar novamente aqui regularmente.
    Tenho certeza de que serei informada sobre muitos
    coisas novas bem aqui! Boa sorte para a próxima!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *