AlemanhaEuropaRoteirosRudesheim

Roteiro de Viagem na Alemanha: Rudesheim em 1 dia

Rudesheim am Rhein, que significa Rudesheim no Reno, é uma pequena cidade da Alemanha declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Recheada de castelos, faz parte da bela Rota Romântica do Vale do Rio Reno.

Ela está só a 65 km de Frankfurt, ou seja, você pode chegar até lá de carro, de trem, ou até mesmo de barco. Nós fomos de trem, mas durante o dia fizemos um pequeno cruzeiro pelo Vale do Rio Reno que vale muito a pena. Existem várias opções ao longo das margens e logo ao chegar à cidade você pode reservar um. Não deixe de fazer, pois ao longo do trajeto é possível ver maravilhosos castelos medievais.

Então antes de explicar o que fazer na cidade, aqui vão vários exemplos de como o passeio de barco é IMPERDÍVEL, até mesmo num dia nublado.

DICA: Se você optar por chegar lá de carro e for usar GPS fique atento ao nome da cidade, pois existe um vilarejo na Alemanha com o nome de Rudesheim e você pode ir para o lugar errado. Além disso, fuja das autoestradas e vá pelas rodovias que margeiam o rio.

A cidade é famosa pelos belíssimos vinhedos, porém o turismo é a principal fonte de renda do lugar. E como a região é bem pequena, os pontos turísticos mais importantes estão bem próximos, então será possível fazer tudo tranquilamente a pé e quase sempre às margens do rio.

Brömserburg, o mais antigo castelo do Reno

Como fomos de trem, o nosso tour começou a partir da Estação de Trem (Rüdesheim Railway Station). Dela, basta seguir pela Rheinstrasse que logo você verá, na rua Burgstrasse, o Brömserburg, o mais antigo castelo do Reno.

A imponente construção de pedra é hoje o Museu do Vinho do Vale do Rio Reno. Apresenta as coleções relacionadas ao vinho mais antigas do mundo. E por elas a gente conhece a história do vinho na Alemanha, sua preparação, rolhas e até detalhes sobre os rótulos. O Museu é aberto ao público somente entre março e outubro, e os ingressos variam dependendo do número de vinhos que você deseja experimentar.

Boosenburg e sua torre de 38 metros

Siga mais um pouco pela Burgstrasse (no sentido oposto ao do rio) e vire à direira na Oberstrasse para chegar à fortaleza Boosenburg. Acredite, você saberá do que se trata assim que bater os olhos em sua torre de 38 metros de altura e nas belas vinhas ao redor. Aprecie o quanto quiser por fora, porque infelizmente a construção não é aberta ao público.

Ao longo desta rua você verá lindas construções antigas, sendo a mais bela de todas a Brömserhof, com fachada avermelhada, à sua esquerda. A rua em frente à Brömserhof é a Steingasse. Desça por ela até chegar ao rio, vire à esquerda e caminhe até a próxima rua. Ela se chama Drosselgasse e é a mais famosa de Rudesheim am Rhein.

A rua Drosselgasse recebe 3 milhões de pessoas por ano

Para se ter uma ideia, 3 milhões de turistas passam por aqui todos os anos, mesmo ela tendo apenas 144 metros. É charmosa e repleta de lojas, restaurantes e construções típicas.

Aliás, todo mundo diz que andar por ela é como estar no mundo do Harry Potter. Achou exagero? Não é! Quem é fã vai entender perfeitamente do que estamos falando! Bem no meio dela está uma torre com vários sinos, é a Glockenspiel, uma das atrações mais populares da cidade. Turistas e moradores se aglomeram por ali para assistir ao show dos carrilhões ao longo do dia.

Passeie até o final da Drosselgasse e você chegará novamente à Oberstrasse. No número 37 desta rua existe uma estação de teleférico. Pegue o bondinho que passa por cima dos lindos vinhedos e suba até o alto da montanha Niederwald.

A Estátua Germânia no alto de Niederwald

Lá está a Estátua Germânia, erguida para comemorar a vitória alemã sobre os franceses na guerra de 1870-1871 e a reunificação da Alemanha. Situado a 229 metros acima da cidade, proporciona ao visitante as vistas mais espetaculares do Reno e de Rudesheim. Em algumas épocas do ano o teleférico fica fechado para manutenção, mas é possível chegar ao monumento fazendo uma agradável caminhada por entre os vinhedos, que são uma atração à parte.

De volta ao ponto de partida do bondinho, continue caminhando pela Oberstrasse até chegar ao Foltermuseum. Visite o museu de mil metros quadrados que possui uma bela exposição de armas de torturas medievais e conta a história do tempo de perseguição às bruxas na Alemanha.

A charmosa Igreja St. Jakobus

Ao sair do museu desça pela rua bem em frente, a Marktstrasse, e vire à esquerda na Kirchstrasse para visitar a charmosa Igreja St. Jakobus. A visita deve ser rápida e, ao sair dela, vire à direita na Schmidtstrasse e desça até a beira do rio.

À sua esquerda está a Adlerturm. Esta torre foi construída no século XV como parte da antiga muralha da cidade. Também foi usada como residência pelo famoso escritor alemão Johann Goethe, autor da obra prima Fausto.
Para terminar o passeio, volte pela Rheinstrasse margeando o rio até chegar novamente à estação de trem. E boa viagem 🙂

 

Veja outros roteiros bate-volta de Frankfurt aqui.

Gosta de cruzeiros? Eles também passam pela Alemanha e são os melhores amigos dos viajantes independentes.

Ficou com alguma dúvida ou quer sugerir algum tema, entre em contato com a gente.

 

Autores: Fábio Trindade e Tiago Stachetti

Fábio Trindade

Jornalista e viajante profissional @fatrindade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *