AlemanhaEuropaHeidelbergRoteiros

Roteiro de viagem Alemanha: Heidelberg em 1 dia

O centro histórico e a Ponte Velha vista do alto do Castelo de Heidelberg

A uma hora de trem a partir de Frankfurt, Heidelberg é um dos destinos indispensáveis na sua programação de bate-voltas. E chegar lá é bem simples, sendo o trem o meio de transporte que mais indicamos na Alemanha, pela qualidade e pela oportunidade de fazer viagens tranquilas curtindo cada pedacinho das belas paisagens.

DICA: Essa dica vale para toda a Alemanha. Nos transportes públicos você não verá cobradores. Todas as vezes que você entrar em um, deverá validar seu ticket em uma das máquinas dentro dos trens ou ônibus. Nunca se esqueça de fazer isso. Pode parecer que dá para viajar de graça, mas se você for pego sem ticket válido, a multa é bem pesada e suas férias poderão ser arruinadas.

O castelo de Heidelberg

O ponto turístico mais importante da cidade é sem dúvida o Castelo de Heidelberg, que fica a apenas 30 minutos de caminhada a partir da estação. Por isso, nossa sugestão é que você vá direto para ele. Pode ser de ônibus (tem um ponto bem ao lado da estação) ou a pé, mas nesse caso, resista às tentações no caminho, mais tarde voltaremos e veremos todas elas com detalhes.

Então, saia da estação e caminhe até chegar à Rua Plöck. Continue por ela e você não se perderá. Chegando lá é possível subir para o castelo caminhando ou pegando o Funicular. Apesar de ser uma ladeira um pouco íngreme, nós optamos pela caminhada tanto na ida quanto na volta. Se você preferir fazer um trecho de Funicular e outro a pé, sugerimos que suba pelo bondinho (na descida todo santo ajuda, não é?).

Detalhe do castelo e da vista espetacular

A vista lá do alto é espetacular, e certamente renderá fotos dignas de quadros. Dali dá pra ver o famoso Rio Neckar, a Ponte Velha, igrejas e construções bem antigas.  Explore o castelo por dentro e não deixe de visitar o Museu da Farmácia (apesar de o nome ser pouco atraente o museu é bem interessante). A entrada em alguns aposentos é permitida somente com tour guiado. De volta à parte externa, preste atenção em todos os detalhes, note que as paredes e os jardins são completamente ornamentados com estátuas.

Depois de conhecer o castelo, desça para passear pelas ruas estreitas do centro histórico e apreciar as belas construções antigas. Andar por ali é fácil, siga pela Hauptstrasse, que é uma rua calçada, destinada somente a pedestres, cheia de lojas, bares e restaurantes.

O Portão Brückentor na Ponte Velha
A estátua do simpático macaco de Heidelberg

Comece pela Alte Brücke (Ponte Velha) às margens do Rio Neckar. Como o próprio nome diz, é a mais antiga da cidade, e com seus arcos tornou-se um dos principais cartões postais de Heidelberg. Do meio dela você terá a mais bela vista do castelo, aproveite!

A ponte começa no Portão Brückentor. Ao lado do portão você verá a estátua de um simpático macaco segurando um espelho. Diz a lenda que esse macaco existiu de verdade e que ficava bem ali dando as boas vindas às pessoas.

O famoso Hotel Zum Ritter, em Heidelberg

Dirija-se agora para a Marktplatz, uma praça recheada de construções históricas. Ali você verá a Câmara Municipal, a Fonte de Hércules bem ao centro e o Hotel Zum Ritter, talvez uma das construções mais famosas da cidade, pois resistiu a bombardeios sofridos nos tempos antigos.

Mas o ponto alto da praça é o imponente prédio da Heiliggeistkirche (Igreja do Espírito Santo). Você certamente já a avistou lá do alto do castelo. Aproveite para conhecer a outra praça bem próxima, a Karlplatz e depois procure pela Jesuitenkirche (Igreja dos Jesuítas).

Heiliggeistkirche, a Igreja do Espírito Santo

Continue agora seu caminho de volta para a estação pela rua Hauptstrasse, mas como a cidade é pequena, durante o trajeto você certamente terá algum tempo livre para explorar algumas ruas do entorno, onde certamente irá encontrar prédios com diferentes arquiteturas.

Não se apresse, compre lembrancinhas, sente-se em um dos aconchegantes restaurantes e peça um joelho de porco ou Schnitzel (escalope) pois Heidelberg é uma cidade que certamente deixará saudades!

Heidelberg é uma cidade pequena, mas cheia de atrativos que fazem valer o bate-volta de Frankfurt

 

Veja outros roteiros pela Alemanha.

Gosta de cruzeiros? Eles são os melhores amigos dos viajantes independentes.

Ficou com alguma dúvida ou quer sugerir algum tema, entre em contato com a gente.

 

Autores: Fábio Trindade e Tiago Stachetti

Fábio Trindade

Jornalista e viajante profissional @fatrindade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *