Com certeza se alguém pedir para você listar os cinco ou seis pontos turísticos mais famosos do mundo, a Torre de Pisa estará entre eles. A história é a seguinte: ela foi construída em um terreno antes ocupado pelo mar e, por isso, não era nada firme. Ao longo do tempo a inclinação foi aparecendo e hoje é uma das atrações mundiais mais fotografadas. A pequena e pacata cidade de Pisa fica na região da Toscana, a 85 km de Florença, e é parada obrigatória para quem vai à Itália, pois não dá para vir embora sem tirar a famosa foto segurando a torre!
Uma opção é ir para lá de carro, mas fique atento, pois não é permitido circular no centro histórico, onde só entram veículos com licença especial. Portanto, estacione nas áreas legalizadas e siga caminhando.
Se você for de trem, vai desembarcar na estação Pisa Centrale. Dali pegue um táxi, um ônibus que sai bem em frente à estação, ou caminhe por mais ou menos 2 quilômetros até onde está a torre, que sem sombra de dúvidas é a melhor escolha, pois o trajeto é um belo passeio pela cidade e você conhece o Centro Histórico, as igrejas, museus e praças da cidade.
Mas, como estamos falando em Pisa, temos que reconhecer que o ponto alto é mesmo a Piazza dei Miracoli (também conhecida como Campo dei Miracoli ou simplesmente Piazza del Duomo) onde está a torre. Então vamos para lá.
Saindo da estação, siga em frente pela Viale Antonio Gramsci até a Piazza Vittorio Emanuele II, contorne à esquerda e caminhe pela Via Francesco Crispi até chegar à Ponte Solferino, que cruza o Rio Arno. Atravesse a ponte, vire à direita e na próxima quadra vire à esquerda na Via Santa Maria. Não tem mais como errar, siga direto e a próxima parada é a Piazza dei Miracoli.
PIAZZA DEI MIRACOLI: É a bela praça da catedral. Sim, aqui não existe só a torre não. Tem muita coisa bonita para visitar, como a Catedral de Pisa e o Batistério. Tudo bem, sabemos que seu primeiro olhar de admiração vai mesmo para o incrível campanário inclinado. E sabe o que é mais legal, é que ele é inclinado MESMO. Sim, sempre vimos fotos e histórias sobre a Torre de Pisa, mas quando se está ali, de cara com ela, é inacreditável que aquilo esteja de pé, porque ela é MUITO torta. Aqui vai uma foto de um ângulo que dá para ter uma ideia.
TORRE DE PISA: “La torre pendente di Pisa” é sem dúvida o emblema da cidade e recebe turistas do mundo todo. Use sua criatividade e tire as fotos mais originais perto dela (nós tentamos, mas demora até uma ficar boa rsrs). Como em todo ponto turístico, você poderá encontrar longas filas para subir ao topo, então é claro que vale a pena comprar o ingresso com antecedência pelo site oficial www.opapisa.it.
Se preferir pode também comprar no local, principalmente se for baixa temporada, mas aí você vai ter que se adaptar aos horários disponíveis no momento. As visitas acontecem diariamente de março a outubro das 9h às 19h, e de novembro a fevereiro das 9h30 às 17h. Você tem que chegar ao guarda volumes com meia hora de antecedência, deixar suas bolsas e mochilas e então dirigir-se para a fila de entrada.
E cuidado para não perder a hora marcada, pois a subida é feita a cada 30 minutos por grupos com número específico de pessoas. Perdeu? Já era! Chegou a tempo? Prepare o fôlego para subir uma escada em espiral de 215 degraus em um edifício, lembrando, com inclinação acentuada. Vale o esforço? Sem dúvida! É claro que lá de cima a única coisa que você não verá será a torre, mas em compensação o cenário da Piazza dei Miracoli formado pela Catedral e o Batistério é belíssimo. Além disso, lá de cima dá para ver a região da Toscana e o centro da cidade de Pisa.
BATISTÉRIO: É o maior batistério da Itália. A fachada é toda em mármore branco e chama muito a atenção pela beleza dos detalhes e da conservação. Você vai observar que a construção foi feita com vários tipos de materiais diferentes, dizem que por falta de dinheiro, de tempos em tempos os construtores eram obrigados a modificar o projeto. Para visitá-lo compre o ingresso que dá direito a conhecer também o Museu dell’Opera del Duomo. O horário de visitas é de novembro a fevereiro das 10h às 16h30 e de março a outubro das 9h às 18:30. O Batistério não abre nos dias 1º de janeiro e 25 de dezembro, então fique atento.
CATEDRAL DE PISA: A Catedral de Santa Maria Assunta foi o primeiro edifício a ser construído na praça. Hoje em dia é considerada uma das mais belas catedrais da Itália.
Terminado o passeio, você pode retornar pelo mesmo caminho que veio, mas nós sugerimos outro para que você conheça mais um pouquinho de Pisa. A Via Roma começa bem ao lado esquerdo da Catedral. Siga direto por ela e chegue à Ponte Solferino. Ao atravessá-la ande um pouquinho para a esquerda e conheça a simpática Santa Maria della Spina. Esta pequena igreja tem as torres enfeitadas por estátuas de apóstolos e santos, e foi criada para abrigar uma suposta relíquia da Paixão de Cristo, “um espinho da coroa de Jesus”.
Saindo dali, siga pela Via Sant’Antonio até chegar na região da estação.
DICA: Nosso roteiro tem como pontos de início e fim a Estação de Trens, mas se você chegou à cidade de carro não se preocupe. Certamente você estacionou próximo a uma dessas ruas do roteiro. Então, localize-se e continue seguindo nossa sugestão de passeio a partir daí.
Veja Mais:
Veja roteiros completos em Roma aqui.
Inscreva-se no nosso canal no Youtube.
Vídeos ao vivo direto da Itália você vê aqui.
Estamos no Instagram. É só seguir a gente.
Não deixe de curtir a nossa página do Facebook.
Ficou com alguma dúvida ou quer sugerir algum tema, entre em contato com a gente.