AméricasChileReportagemSantiago

Valle Nevado, no Chile, também oferece atividades no Verão, como hiking e cavalgada

Hiking no Valle Nevado em pleno Verão também oferece belas vistas da Cordilheira dos Andes

A desconfiança pode ser grande, afinal, a tradição do local veio por causa da exuberância da Cordilheira dos Andes tomada pela neve. Mas acredite, na baixa temporada, com ou sem neve, o famoso Valle Nevado, a maior estação de esqui da América do Sul, localizada a cerca de 60 km de Santiago (Chile), impressiona. Aqueles que decidem viajar para o país fora da temporada de ski frequentemente ouvem que o melhor a fazer é aproveitar a capital e deixar para uma próxima a visita ao Valle. Esqueça isso.

No verão, ao invés de um cenário branquinho e muito frio, a vasta paisagem é de vales cobertos de terra e pedra, possibilitando a prática de atividades outdoor, como trekking e cavalgada, com diferentes opções de rotas. O visual, claro, nem sequer lembra aquele típico do Inverno, mas a Cordilheira está longe de perder o seu charme e encanto.
Portanto, é impossível estar em Santiago e não aproveitar a montanha em uma divertida cavalgada por toda a Rota del Inca (reserve antes), fazer escalada em rocha ou passear por teleféricos sobre um vale de montanhas a mais de três mil metros de altura. E essas são apenas algumas das atividades que os visitantes podem fazer por lá.

Valle Nevado é normalmente associado com o inverno. Mas local conta com série de atrações o ano todo

A estação sempre incorpora novos esportes na lista de atividades , como o Canopy, que mescla adrenalina e aventura em uma trilha de 150 metros, com uma vista que só a Cordilheira dos Andes pode oferecer. Em algumas temporadas, aqueles com prática em esquiar podem ter uma surpresa ao chegar no local. O Valle já montou algumas vezes uma rampa de skate na área de entretenimento do local, aproveitando quando não há neve, permitindo que os skateboarders pratiquem algumas manobras, não tão radicais quanto na neve, porém muito divertidas.

Se no Inverno o ticket para o teleférico é apenas para quem vai deslizar montanha abaixo, as saídas para trekking incluem um passeio pelas cadeirinhas, além de bastões, lanche e um vale brinde para jogar ou beber um Pisco Sour no Bar Lounge.

Falando em beber e comer, lá em cima no complexo hoteleiro, existem restaurantes muito bons e que valem qualquer esforço, inclusive o de enfrentar as dezenas de curvas que separam a base do topo da estação. A opção mais famosa é o Almoço na Montanha, oferecido exclusivamente no Bar Lounge – o restaurante oficial do verão no Valle Nevado. Afinal, não é todo lugar que oferece a possibilidade de saborear o melhor da gastronomia andina, com uma vista inesquecível.

O teleférico, ou gôndola, como o transporte também é chamado, do Valle Nevado, no Chile

O Valle Nevado inaugurou  há alguns anos o Teleférico La Góndola, primeiro de cabine fechada da região, com capacidade para até seis pessoas e que percorre um quilômetro. A 3,2 mil metros de altitude, ele liga a área de serviços do local (Curva 17) até o restaurante Bajo Zero, no meio da montanha. Em janeiro, muitas vezes o Teleférico Mirador está à disposição dos visitantes também, indo até alguns dos pontos mais altos do Valle Nevado para possibilitar a observação do famoso condor, ave típica da região.

Por ultimo, o Valle Nevado oferece uma piscina com água climatizada, ideal para quem quer terminar o dia mergulhando a 3,2 mil metros de altitude. Ou seja, faça frio ou calor, inclua no seu roteiro.

Caminho para chegar ao Valle Nevado não é fácil, mas a paisagem lá em cima compensa

Como chegar

A estrada para chegar até o Valle Nevado que, como dito, está localizado a 3,2 mil metros de altitude, é uma verdadeira aventura – para alguns, nada fácil. São 60 curvas que parecem intermináveis, mas as encantadoras paisagens da Cordilheira dos Andes e tudo que há lá em cima, compensam o trajeto. Para quem deseja aproveitar todos os atrativos das montanhas sem preocupação, a estação oferece diariamente serviço de transfer de Santiago até o local. O trajeto dura  1h30min e o veículo tem capacidade para até oito pessoas. Reservas e informações de horário e preço pelo e-mail reservas@vallenevado.com.

 

Preços:
Teleférico: $19.000 CLP
Hiking: $20.000 CLP
Teleférico + almoço no Bar Lounge: $32.000 CLP
Teleférico + grelhado “a la pobre”: $29.000 CLP
Cavalgadas: $30.000 CLP

 

E tem muito mais para fazer no Chile em pleno Verão. Confira aqui.

 

Autores: Fábio Trindade e Tiago Stachetti

Fábio Trindade

Jornalista e viajante profissional @fatrindade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *