Chamadas

Passageiros com voos marcados para o Rio Grande do Sul poderão remarcar ou cancelar as passagens gratuitamente

Passageiros que precisarem remarcar voos comprados com destino final para o Rio Grande do Sul não precisarão pagar valores adicionais ao alterar a data da viagem. A informação foi oficializada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e se soma à campanha “Não Cancele, Reagende!” do Ministério do Turismo, que incentiva visitantes a não cancelarem bilhetes para a região.


Nova regra da ANAC

A nova regra da ANAC tem prazo de até um ano da data original. Além disso, o reembolso ou o crédito pelo cancelamento de voos com destino final alterado será total, sem a cobrança de taxas. Ainda segundo a Agência, a opção de devolução do valor da passagem deve ser oferecida ao cliente também em dinheiro, e não apenas por meio de crédito para utilização futura.

A estratégia faz parte das ações adotadas pelo Governo Federal para prestar todo o auxílio necessário ao Rio Grande do Sul, que enfrenta uma grave crise climática com fortes chuvas e enchentes. Até o momento, 460 municípios do estado foram atingidos, conforme a Defesa Civil local.

É importante destacar que a prioridade de atendimento é para os passageiros com bilhetes já emitidos. Como regra geral, empresas aéreas precisam identificar e priorizar o contato com passageiros que tenham algum trecho de retorno pendente, seja para o Rio Grande do Sul, seja do estado rumo a outras Unidades da Federação, a fim de que definam preferencialmente suas reacomodações. As companhias aéreas também devem buscar identificar casos urgentes e relevantes para fins de priorização do transporte.


Canais de atendimento das companhias brasileiras

Caso você tenha tido algum voo impactado pela tragédia no estado, recomendamos que você entre em contato com a companhia ou agência emissora para saber quais são as suas opções disponíveis.

Para facilitar o seu contato, separamos para você os canais de atendimento das principais companhias aéreas brasileiras:

Azul

  • Capitais e regiões metropolitanas: 4003-1118
  • Demais localidades: 0800-887-1118
  • WhatsApp: 11 4004-2985

GOL Linhas Aéreas

  • Central de atendimento no Brasil:

LATAM Airlines

  • Capitais: 4002-5700
  • Demais localidades: 0300-570-5700
  • WhatsApp: +56-9-68250850

VOEPASS

  • Central de atendimento: +55 (16) 4000-1777 e +55 (16) 3514-7194
  • SAC: 0800 770 3757

Lembrando que a nova regra vale para todos os voos com destino em qualquer cidade do Rio Grande do Sul, mesmo que o seu voo ainda não tenha sofrido nenhuma alteração.

O que você achou dessa nova regra da Anac? Para realizar as alterações, entre em contato com a emissora do seu bilhete.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *