AssisEuropaItáliaRoteiros

Roteiro de viagem: Assis na Italia em 1 dia

Localizada na província de Perúgia, região da Úmbria, Itália, está Assis, conhecida no mundo todo por ser a cidade natal de São Francisco, fundador da Ordem Franciscana, e também de sua devota seguidora Santa Clara, fundadora da Ordem das Clarissas. O tempo parece ter parado diante de tanta beleza nesta cidadezinha medieval, bem lá no alto de uma montanha.

Conta-se que pouco antes de morrer, São Francisco abençoou a cidade, tornando-a “cidade espiritual” ou “nova Jerusalém” para todos os séculos. É impossível andar por lá sem sentir uma energia renovadora e sem se emocionar!

Mas, além da importância religiosa, o local é rico em cultura e história, pois guarda dentro de seus muros a arquitetura original, repleta de construções belas e antigas.

Assis preserva ares medievais com construções impressionantes e muito bem preservadas, além de ser um polo religioso

 

Muitas pessoas decidem fazer uma visita de um dia à Assis a partir de Roma ou Florença, e é possível sim conhecer os lugares mais importantes dessa forma. Entretanto, se for possível fazer um pernoite no local, além de explorar tudo com mais tranquilidade, você vai ser presenteado com uma noite inesquecível, recheada de paisagens inigualáveis.

DICA: Se chegar a Assis de carro, procure um estacionamento nos arredores da cidade, pois o trânsito na parte central só é permitido para veículos autorizados. Se chegar de trem não tem erro. Bem em frente à estação existem táxis e vans à espera dos turistas. Os preços não são altos, mas sempre vale negociar um pouco mais. Outra ótima opção é o ônibus circular, que vai deixar você em uma praça bem próxima à Basílica de São Francisco.

Hora de iniciar o passeio, e sem dúvida seu dia deve começar com uma visita ao maior ícone da cidade, a Basílica de São Francisco (San Francesco). Localizada na Piazza Inferiore, é uma construção que pode ser avistada de quase todos os lugares e com certeza vai ser a primeira coisa que você verá ao chegar.

Basílica de São Francisco de Assis; Em destaque a Basílica Superior
Entrada para a Basílica Inferior fica na Piazza Inferiore e é toda cercada por arcos

Esta igreja belíssima é constituída por três partes importantes:

– Basílica Superior: representa a glória. É bem alta e totalmente decorada. Sem luxo, mas com belíssimas pinturas.

– Basílica Inferior: foi construída primeiro e representa a penitência. É bem menor e possui uma acústica impressionante.

– Cripta: não deixe de visitar a capela embaixo da Basílica Inferior. É aqui na cripta onde estão os restos mortais de São Francisco, um lugar com uma espiritualidade impressionante. Sem contar que é de extremo bom gosto, feita em formato circular. A tumba de São Francisco é de pedra e fica bem no centro. Ao redor estão sepultadas pessoas que seguiram São Francisco em vida.

Terminada a visita, seu próximo destino é a Basílica Santa Maria dos Anjos (Santa Maria Degli Angeli).

Para chegar lá desça uma ladeira cercada por arcos, bem em frente à saída da Basílica Inferior, e caminhe até chegar a uma praça cercada por barracas de artesanatos, bares e restaurantes. Desta praça sai um ônibus que vai até a estação de trens. Compre as passagens de ida e volta em um dos restaurantes. Chegando à estação siga as placas e caminhe por apenas 600 metros.

A Santa Maria Degli Angeli tem como objetivo proteger o lugar mais sagrado da Ordem Franciscana

IMPORTANTE: Se você chegou à cidade de trem para uma visita de apenas um dia, comece a visita pela Basílica de Santa Maria Degli Angeli, que fica bem próxima da estação. Depois pegue o ônibus circular, vá para a Basílica de São Francisco, visite-a e continue seguindo nosso roteiro.

Além de ser um dos lugares mais importantes na história de São Francisco, esta basílica é única, pois podemos dizer que literalmente existe uma igreja dentro de outra. Vamos explicar. Há uma pequena igreja chamada Porciúncula, a primeira da Ordem Franciscana, onde São Francisco entendeu sua vocação, viveu na simplicidade e faleceu. Para protegê-la foi construída ao seu redor a Basílica de Santa Maria dos Anjos. A visita é emocionante e uma visão difícil de traduzir em palavras, pois a enorme basílica faz com que a Porciúncula pareça ainda menor. Por outro lado, a energia que se sente ao visitá-la é inexplicável.

A pequena Porciúncula dentro da Santa Maria Degli Angeli

Volte para a estação de trens, pegue o ônibus e desça na mesma praça de onde partiu. Siga em direção à Basílica de São Francisco e passeie pela Via San Francesco, a mais importante da cidade. Curta o cenário medieval, entre nas incontáveis lojinhas espalhadas por ali e aproveite para almoçar em um dos charmosos restaurantes típicos.

Depois de mais ou menos 800 metros você chegará à Piazza del Comune. Entre as construções mais importantes estão o Templo de Minerva, antigo santuário romano que antes servia como tribunal e prisão, e a Torre del Popolo.

A estonteante Piazza del Comune na Piazza del Comune, bem no centro de Assis

Caminhe por aproximadamente 300 metros e chegue à Catedral de São Rufino. Apesar de toda a importância das outras igrejas da cidade, a Catedral de São Rufino é a principal de Assis, e por isso recebe o nome de DUOMO (ou “CASA”). Nesta igreja está a pia batismal onde foram batizados São Francisco e Santa Clara. Existe uma lenda que diz que foi nesta igreja que Francisco subiu em um dos leões de pedra na porta, anunciou a todos a sua conversão e entregou ao rico pai todos os seus bens terrenos.

Catedral de São Rufino, o Duomo de Assis

A 350 metros dali está a Basílica de Santa Clara, construída em estilo simples em homenagem à Santa e onde estão várias relíquias pertencentes a ela, como roupas, mechas de cabelo e objetos pessoais. Aqui também está o crucifixo pelo qual São Francisco teve a visão sobre sua vida espiritual.

Ao fundo da igreja, descendo um pequeno lance de escadas está o túmulo da Santa, uma visita de arrepiar, e bem ao lado fica a sala com as relíquias.

Basílica de Santa Clara em Assis, Itália

Da praça em frente à Basílica de Santa Clara você avista lá em cima a Rocca Maggiore, para onde irá a seguir.

Trata-se dos restos de uma fortaleza construída para defender a cidade na época de guerras. Para chegar lá você terá que subir uma escada e caminhar morro acima por cerca de 600 metros, basta seguir as placas. Mas não se assuste, o caminho é tranquilo e acredite, vai compensar cada passo para chegar lá. A vista panorâmica que se tem da cidade é incrível. Além disso, o dia está quase acabando e o sol já deve estar se pondo, brindando a fortaleza com uma cor dourada difícil de explicar.

Rocca Maggiore, fortaleza construída para proteger Assis no passado e que hoje deixa a cidade ainda mais especial
Vista de Assis a partir da Rocca Maggiore; à esquerda temos a Catedral de São Rufino e à direita a Basílica de Santa Clara

Aproveite cada minuto, tire incontáveis fotos e retorne à cidade para terminar o dia com um delicioso jantar. Nós recomendamos o Al Camino Vecchio Trattoria (Via S. Giacomo, 7, Assisi). Diversas opções de pratos e deliciosos.

Veja como foi a nossa visita em Assis aqui. Nós ainda tivemos o privilégio de passar a Semana Santa na cidade:

Veja mais:

Confira todos os nossos descontos disponíveis para viajar pelo mundo pagando menos.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube.

Saiba quais foram as duas cidades que odiei em dez anos de turismo pelo mundo (e mais duas de bônus)

Veja outras histórias curiosas aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *