Notícias

Confira como foi o voo inaugural da Norwegian entre o Rio de Janeiro e Londres

Depois das diversas mudanças na legislação brasileira sobre a aviação comercial (como poder cobrar pelas bagagens), o mercado nacional passou a ser interessante para as muitas companhias aéreas internacionais de baixo custo. E, como esperado, elas chegaram. Primeiramente, a companhia chilena Sky Airline passou a operar voos regulares entre o Brasil e o Chile (veja como é voar com a companhia aqui). E, agora, desde o dia 31 de março, a companhia norueguesa Norwegian Air iniciou sua operação no Brasil com 4 voos semanais entre o Rio de Janeiro e Londres.

O voo inaugural da Norwegian, entre o RioGaleão – Aeroporto Internacional Tom Jobim e o Aeroporto de Gatwick, é o primeiro no mercado brasileiro de companhias low costs internacionais de longa distância. Trata-se da sexta maior companhia aérea de baixo custo do mundo, com 152 rotas. E a nova concorrência com preços convidativos promete não apenas estimular o turismo, mas influenciar diretamente nos os valores praticados atualmente pelas chamadas companhias tradicionais.

O motivo: a Norwegian, em outros mercados onde opera pelo mundo, como na Argentina, tem voos que chegam a custar até 40% a menos do que as principais concorrentes. No Brasil, a proposta é proporcionar uma economia de até 45%, com trechos podendo custar aproximadamente R$ 1.000 na classe econômica e cerca de R$ 2.800 na cabine Premium – segundo a companhia.

Jatos de água marcam o voo inaugural da Norwegian Air no Aeroporto Galeão do Rio de Janeiro com destino ao Aeroporto Gatwick, em Londres

O Viaje Por Conta fez pesquisas no site e chegou e encontrar passagens de ida e volta para abril por US$ 479,80, cerca de R$ 1.900. Porém, esses preços contam com pegadinhas que os passageiros que não estão acostumados a viajar por empresas low cost podem estranhar: eles não incluem nem mala nem comida.

Afinal, segundo a Norwegiam, a ideia é baratear as passagens de uma forma que permita que cada passageiro possa escolher e pagar apenas pelos serviços e produtos desejados. Portanto, se você quer só o bilhete sem luxos, vai economizar muito. Mas se pretende fazer uma viagem comum (ou seja, com refeição, assento marcado e mala despachada) é importante colocar no papel todos os preços para saber se realmente está poupando dinheiro.

 

Interior do Boeing 787 Dreamliner da Norwegian Air: 78 centímetros de espaço entre assentos

Quem adquirir um bilhete da categoria Low Fare, a mais baixa da Norwegian, precisa pagar 35 libras (R$ 190) para despachar uma mala de até 20 kg em cada trecho (sim, 20 kg e não 23 kg como estamos acostumados). E se você quer ter direito a duas malas de até 20 kg, o valor sobe para 90 libras (R$ 485) no total. A tarifa Low Fare inclui uma mala de mão e um item pessoal de até 10kg (para os dois juntos).

Já para poder comer a bordo aquelas refeições entregues pelos comissários (o famoso frango ou massa), o passageiro deve pagar mais 25 libras (R$ 135), também em cada trecho.

E quando a companhia diz que você literalmente precisa escolher pelo que quer pagar, porque tudo extra é cobrado, ela não está brincando. Para escolher o assento com antecedência, a taxa é de 25 libras (R$ 135) por voo.

Ou seja, em uma conta rápida, para você ter um voo com refeição, uma mala e marcar assento, tanto na ida quanto na volta (visto que estamos falando de um voo de mais de 10 horas para outro continente), precisa desembolsar mais 170 libras (ou cerca de R$ 920).

Cabine Premium do Boeing 787 Dreamliner da Norwegian Air: únicos assentos reclináveis

A aeronave

O avião utilizado na rota Rio-Londres pela Norwegian é o Boeing 787 Dreamliner, com capacidade de 344 passageiros. Ele conta com bancos de couro, iluminação ambiente em LED e com janelas 30% maiores do que em aeronaves de tamanho similar. A classe econômica tem 78 centímetros de espaço entre assentos – que não são reclináveis. Apenas na cabine Premium, que tem mais de 1 metro de distância entre os assentos, os assentos reclinam. Na Premium, os passageiros tem embarque prioritário, serviço de refeição de três pratos, bebidas, direito a duas peças de bagagem (20 kg cada), uma bagagem de mão (10 kg) e acesso a salas de espera em aeroportos selecionados.


Conhece o Aeroporto Gatwick de Londres? Veja como foi a nossa experiência como uma companhia low cost por lá:

Fábio Trindade

Jornalista e viajante profissional @fatrindade

One thought on “Confira como foi o voo inaugural da Norwegian entre o Rio de Janeiro e Londres

  • Boa noite

    Quem vcs indicam (site, grupos) para viagem para o Egito em novembro? Obr

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *