Notícias

Viaje Por Conta arrecada 900 livros e doa para projeto do sertão nordestino

O Viaje Por Conta vai transformar a vida de centenas de pessoas no sertão nordestino, entre o Ceará e o Piauí. Fábio Trindade e Tiago Stachetti, fundadores do canal, resolveram fazer uma campanha de arrecadação de livros como presente de um amigo secreto virtual. Mas o que parecia ser algo simples se tornou uma gigantesca corrente do bem envolvendo 5 cidades: Campinas, Paulínia, Nova Odessa, Vinhedo e Valinhos.

Graças à mobilização de dezenas de pessoas via internet, que se comoveram com a ação solidária dos jornalistas, em apenas 3 dias eles arrecadaram 905 livros. Com tantos exemplares em mão, eles fizeram a doação do montante para o projeto RallyTeca, ação que distribui há cinco anos livros em comunidades carentes do sertão do Nordeste durante o Rally dos Sertões, no final de janeiro.

O Viaje Por Conta registrou todos os processos da campanha, que pode ser conferido aqui:

https://youtu.be/ZzV47kigvyE

“A pessoa que a gente tirou no amigo secreto tem um canal no YouTube sobre leitura. E ela diz que a coisa mais triste para ela é receber um comentário de alguém dizendo que gosta e tem vontade de ler, mas não pode porque não tem acesso a livros”, explica Trindade. “Então o melhor presente que poderíamos dar era fazer com pessoas que não tem a oportunidade de ler um livro ganhassem um. Mas jamais imaginaríamos o tamanho que a campanha teria”, agradece.

A repercussão da ação foi tão grande da Região Metropolitana de Campinas (RMC) que a EPTV, emissora afiliada da Rede Globo, mostrou ao vivo a entrega dos livros ao projeto, na última terça-feira (11), durante um link no jornal do meio-dia. “Ninguém consegue mensurar o poder da internet. A campanha foi ganhando volume, o pessoal compartilhava e, quando a gente viu, mais de 900 livros. Nós passamos o final de semana inteiro recolhendo livros, íamos atrás das doações e o resultado está aqui”, enalteceu Stachetti durante a reportagem ao vivo da emissora.

Para conferir esta cobertura na Globo, basta acessar o link: http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/jornal-da-eptv/videos/t/edicoes/v/projeto-rallyteca-de-campinas-recebe-doacoes-de-livros-para-sertao-nordestino/7224964/

Após a reportagem, mais e mais pessoas passaram a entrar em contato com os jornalistas do Viaje Por Conta e a postarem em suas redes a vontade de fazer algo parecido, em outras Estados do Brasil. “Isso só nos prova o quanto pequenas ações fazem a diferença, principalmente nesta época do ano, quando as pessoas estão dispostas a ajudar outras, a fazer algo para deixar o fim de ano de outras pessoas melhor. Se cada um fizer um pouquinho, a ação fica grande”, conclui Trindade.

A doação feita pelo Viaje Por Conta representa quase 10% do que o RallyTeca doa todo ano no Ceará e no Piauí e é a maior já recebida pelo projeto de forma particular. “Estou muito feliz porque a gente já fez várias campanhas e, pela primeira vez, a gente encontrou um pessoal animado e que trouxe um resultado que nunca tínhamos visto”, diz Magda Krauss, uma das organizadoras do RallyTeca. “Estamos encantadas com a campanha que eles fizeram porque ela vai alcançar pessoas em situações que ninguém imagina. Só quem já fez esse trajeto sabe o que representa levar esses livros lá.”

Sobre o Viaje Por Conta

Depois de dez anos viajando por este mundão, os jornalistas Fábio Trindade e Tiago Stachetti decidiram compartilhar todas as experiências que tiveram e ainda vão ter, com o objetivo de incentivar novos viajantes a se aventurarem também. O site e o canal Viaje Por Conta foram inaugurados em junho de 2017, trazendo reportagens, curiosidades, roteiros, fotos e vídeos de muitos dos 40 países que eles já passaram. No YouTube, o canal acumula mais de 1,3 milhão de visualizações com 6,6 milhões de minutos assistidos.

Sobre o RallyTeca

É um projeto social, realizado pelo Instituto Cultural Saber e Ler, que tem objetivo de incentivar a leitura através da distribuição de livros em regiões carentes, por onde passam provas de rali. São cidades pequenas, povoados e comunidades que não têm fácil acesso à cultura e entretenimento.

Fábio Trindade

Jornalista e viajante profissional @fatrindade

2 thoughts on “Viaje Por Conta arrecada 900 livros e doa para projeto do sertão nordestino

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *