ChamadasEuropaLucernaMala de HistóriasReportagemSuíçaZurique

Você sabia que a Suíça celebra o Réveillon à 0h20? E que em Lucerna os fogos são só na noite do dia 1º? Entenda os motivos

O lago está quase congelado. O termômetro marca -8 graus. As ruas estão todas branquinhas e a neve insiste em cair sobre as igrejas e prédios históricos que decoram a paisagem cinematográfica de Zurique, na Suíça. Estamos no último dia do ano e o pequeno país incrustado no meio da Europa é o cenário perfeito para um Réveillon dos sonhos.

Aliás, pequeno, mas riquíssimo culturalmente graças à sua localização. A Suíça faz fronteira com a França, Alemanha, Itália e Áustria, além do minúsculo principado de Liechtenstein. Com isso, tem quatro idiomas oficiais, já que cada região do país incorporou partes das tradições dos vizinhos. E mesmo assim a Suíça continua com uma personalidade única, muitas vezes sendo vista pelo resto do planeta como o melhor país do mundo.

A magnífica Catedral Grossmünster em Zurique

De fato, tudo é absurdamente organizado, as pessoas são extremamente educadas, a gastronomia (dos queijos aos chocolates) transformam qualquer refeição num prazer inenarrável e a natureza, ah a mãe natureza foi generosa com a Suíça. Dos Alpes aos lagos, passando por florestas desenhadas, não há um lugar que se olhe neste país que não seja de tirar o fôlego.

Saiba quais foram os únicos lugares do mundo que não gostamos

Mas a Suíça é tão perfeita que chega a causar estranheza (muito, diga-se de passagem) em algumas tradições. Lembram que estamos no último dia do ano prestes a ter um Réveillon inesquecível? Pois então, o país, como praticamente todos ao redor do planeta, celebra a virada do ano com grandes festas e até fogos de artifício.

Entretanto, contrariando todas as tradições existentes por aí, o show pirotécnico no céu de Zurique não acontece à meia-noite. A queima de fogos tem início “pontualmente” à 0h20 no lago principal da cidade.

Fogos de artifício no lago principal de Zurique, a maior cidade da Suíça, durante o Ano Novo

Sim, você não leu errado. O Réveillon em Zurique, o mais importante da Suíça (recebe 100 mil pessoas todos os anos), é celebrado 20 minutos depois da meia-noite. Você pode inclusive conferir na programação oficial aqui. Quando nós descobrimos isso durante o planejamento da viagem, chegamos a desacreditar que seria verdade. Afinal, como pode Ano Novo à 0h20?

Só nos restou pesquisar a fundo para ver o que seria isso. Após inúmeras leituras nos sites oficiais e até uma longa conversa com uma grande amiga suíça que conhecemos durante um intercâmbio em Nova York, finalmente entendemos os motivos. Os fogos de artifício são à 0h20 porque eles entendem que os suíços querem virar o ano novo com seus familiares e amigos no conforto de seus lares.

CONHEÇA NOSSOS ROTEIROS POR ZURIQUE

Ou seja, na cultura suíça é muito mais agradável começar um novo ciclo em casa, ao redor da família, do que congelando nas margens do lago para ver os fogos da festa oficial.

Bom, pelo menos essa é a explicação que eles dão para a tradição. Claro que é estranho, mas fazendo um esforço até que tem algum sentido. Os suíços podem comer e brindar em casa à meia-noite, e depois se dirigir ao lago para completar a noite com uma belíssima queima de fogos. Interessante, não?

Para quem prefere ficar nas ruas, é turista ou não tem família em Zurique, há também inúmeras atividades ao ar livre perto do lago, com direito até a feiras gastronômicas.

Food trucks, barraquinhas, quiosques, bares e shows ao vivo espalhados em diversos palcos ajudam a espantar o frio cortante de dezembro. A animação é grande, e com a ajuda das bebidas bem quentinhas, tudo fica melhor ainda. Muita gente se concentra por ali, afinal como a Suíça é muito pequena – sendo qualquer lugar facilmente acessado de trem – fica fácil se deslocar de transporte público para ver o principal Réveillon do País.

O curioso é que até existe uma contagem regressiva nos 10 segundos finais do ano, mas cada um comemora com quem está do seu lado e só. Os turistas mais afobados já estão plantados em algum lugar às margens do lago para não perder a festa que está por vir só daqui a 20 minutos. Porém, a maioria dos suíços prefere mesmo continuar comendo e bebendo e só se posiciona para ver os fogos quase na hora marcada.

Tradições à parte, o show é muito bonito, como vocês podem ver a seguir. E depois dos fogos as pessoas continuam nas ruas se divertindo (muito diferente de Nova York, por exemplo, que dez minutos depois dos fogos da Time Square já não tem praticamente ninguém por ali).

FESTA EM LUCERNA É NO DIA SEGUINTE

Fizemos questão de frisar algumas vezes que o Réveillon de Zurique é o mais importante da Suíça – e por isso muitos suíços vão para lá para participar da festa – por outro motivo bem peculiar.  Sabendo disso, a pequena cidade de Lucerna (uma das mais encantadoras do país, confira nosso roteiro por ela aqui) achou melhor não competir quando o assunto é Ano Novo.

Lucerna, na Suíça

O bucólico município, que é um dos mais visitados da Suíça, fica a apenas 50 minutos de trem de Zurique e percebeu que boa parte da população local escolhia migrar para a capital financeira da Suíça ao invés de ficar na tranquilidade de Lucerna. Mais do que isso, os turistas também preferem iniciar um novo ano com mais agitação, deixando a noite do dia 31 para o dia 1º em Lucerna meio sem graça.

Qual foi a solução para isso? Transferir os tradicionais fogos de artifício do Réveillon para as 20h do dia 1º. Inacreditável, né?! Mas assim, tanto os suíços que moram em Lucerna como os turistas podem aproveitar as duas festas, sem ter que escolher onde festejar. E cá entre nós, quem não quer ter duas festas de Ano Novo em um mesmo país, concorda?

É ou não é uma boa saída? Então, se você também deseja passar o Réveillon na Suíça, planeje-se para curtir os fogos em Zurique à 0h20 do dia 31 para o primeiro dia do ano e os de Lucerna às 20h do dia 1°. E tem gente que ainda diz que a Suíça não é o melhor país do mundo rs 😊

Veja mais:

Sabia que o Topo da Europa fica na Suíça? Conheça Interlaken.

Veja o que fazer em Berna, a capital da Suíça.

Temos também outros roteiros pela Suíça aqui.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube.

Não deixe de curtir a nossa página do Facebook.

Ficou com alguma dúvida ou quer sugerir algum tema, entre em contato com a gente.

 

Autores: Fábio Trindade e Tiago Stachetti

Fábio Trindade

Jornalista e viajante profissional @fatrindade

3 thoughts on “Você sabia que a Suíça celebra o Réveillon à 0h20? E que em Lucerna os fogos são só na noite do dia 1º? Entenda os motivos

  • Tem difícil encontrar experientes pessoas por isso assunto, mas você parece sabe que
    você está falando! Obrigado

    Resposta
  • Gostei!! A importancia de se valorizar a família!! Eu amo ver fogos, e acho ruim querer ver os fogos e todos se abraçando…. fico dividida!!! Hahahahaha aqui os fogos deveriam ser a 1:00, afinal estamos no horário de verao…. bjs

    Resposta
    • Confesso que foi bem estranho dar meia-noite e nada acontecer. Mas cada país uma cultura e a gente tem que respeitar. Mas meia-noite ainda é melhor hehehe.

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *