EspanhaEuropaRoteirosToledo

Roteiro de viagem Espanha: Toledo em 1 dia

Seu passeio deve começar pela Estação de trens de Toledo

Localizada a 72 km de Madri, bem no topo de uma montanha cercada pelo Rio Tejo, Toledo é umas das cidades medievais mais encantadoras da Europa. O Centro Histórico é totalmente murado, com belas portas antigas bem preservadas e cheio de história para contar. Pode-se chegar lá de carro, mas a melhor opção é o trem, e em apenas 30 minutos você está na charmosa estação de trens da cidade.

DICA: Compre as passagens no dia anterior na estação Atocha Renfe de Madri para garantir uma viagem logo pela manhã.

Ao desembarcar você pode pegar um ônibus para ir até o centro, mas esqueça disso e prepare-se para caminhar por apenas 1,3 km. Vale muito a pena.

Existem dois caminhos a partir da estação, um que vai direto para o centro seguindo a Puente de Azarquiel, e o segundo, com vistas de tirar o fôlego, é a nossa sugestão para aproveitar tudo o que há de mais belo desde o começo.

Puente de Alcántara e o Alcázar (Castelo de Toledo) ao fundo

Saia da estação e caminhe pela Paseo de La Rosa até chegar à Puente de Alcántara, uma das mais impressionantes da cidade e de onde se tem uma vista sem igual de Toledo e seus monumentos.

O prédio imponente bem lá no alto é o Alcázar (Castelo de Toledo), cartão postal do lugar. Atravesse a ponte. À direita existe uma escadaria. Suba por ela e chegue até um jardim. Cruze-o e vire à esquerda para chegar na Calle Armas e no Centro Histórico de Toledo.

Suba até a Plaza Zocodover. Antes de qualquer coisa, procure o Centro Turístico e consiga um mapa da cidade. Como Toledo parece um mini labirinto, perder-se por lá é bem fácil, mas extremamente divertido. Então, mesmo com nosso roteiro, provavelmente durante seu passeio o mapa será útil.

Artigos medievais vendidos na Calle Comercio

Em um dos cantos da praça começa a Calle Comercio, a rua de compras mais importante da cidade, e você logo vai descobrir o motivo. Caminhe por ela e delicie-se com as lojas que vendem todo tipo de artigos medievais, desde facas e espadas, até armaduras e guerreiros, alguns inclusive em tamanho real. É possível encontrar réplicas das espadas do Senhor dos Anéis e do Hobbit, do cajado do Gandalf, Cavaleiros Templários de todos os tipos, uma infinidade de coisas. Por isso, se você é fã, prepare-se para ir à loucura!

Armaduras também são encontradas na Calle Comercio

Desça pela Calle Comercio até chegar à Calle Martín Gomero. Vire à esquerda e vá até a Calle Tornerias. Vire à direita e visite a pracinha que apesar de pequena é chamada Plaza Mayor. Continue caminhando pela Calle de Sixto Ramón Parro, passe por trás da catedral, vire à direita na Calle Cardenal Cisneros, caminhe margeando a lateral da igreja e chegue à Plaza  Del Ayuntamiento (Praça da Prefeitura).

Plaza Del Ayuntamiento: Principal ponto de encontro de Toledo. Nesta praça, além da magnífica Catedral, estão o belíssimo Prédio da Prefeitura, inconfundível com suas duas torres idênticas, e bem ao lado o Prédio da Arquidiocese da cidade.

Prédio da Prefeitura de Toledo

Catedral de Toledo: Ponto central da cidade, deixa qualquer pessoa sem palavras por sua beleza. Dê uma volta completa ao redor dela, pois a arquitetura é diferente a cada lado. Observe o enorme relógio em uma das entradas. A visita ao interior é paga, mas acredite, vale cada centavo e você recebe um audioguia em Português. Além das inúmeras capelas, dos incontáveis vitrais, do coro e da sacristia, estão expostas ali muitas obras de artistas famosos.

O altar é conhecido como El Transparente, pois existem momentos do dia em que a luz do sol entra por uma fenda no teto, atinge diretamente o altar dando a impressão que ele está se elevando aos céus, provocando uma sensação enorme de tranquilidade às pessoas. O gigantesco Sino de São Eugênio, também conhecido como La Campana Gorda, possui 2,9 metros de comprimento e pesa 14 toneladas. Dizem que a enorme rachadura existente nele aconteceu na primeira vez que o sino soou. Suba na torre, pois a vista lá de cima é muito bonita.

A imponente Catedral da cidade

Saindo da Catedral, siga pela rua ao lado da Arquidiocese, a Calle Arco de Palacio. Logo o nome dela muda para Calle Nuncio Viejo,  depois de uma quadra vire à esquerda para chegar à Plaza Del Padre Juan de Mariana, onde está a Iglesia de Los Jesuitas, ou San Ildefonso. Com um interior todo branquinho é bastante charmosa, mas o ponto alto está na mais bela vista para a cidade de Toledo a partir do alto da torre.

Iglesia de Santo Tomé: Está a apenas 400 metros de caminhada. Para chegar lá siga pela Calle Alfonso XII até a Calle Rojas. Vire à esquerda e vá até a Calle Santo Tomé. Vire então à direita, e na Travesia Del Conde vire à esquerda para chegar na Plaza Del Conde onde está a igreja.

Diferentemente de tantas outras igrejas, a visita aqui é bem rápida (claro que depende do movimento na entrada, quando fomos havia excursões escolares no local e estava bastante complicado), mas não deixe de entrar. O ponto alto desta igreja é a obra prima do artista El Greco, uma enorme tela chamada “O Enterro de Orgaz” que mede 3,60 por 4,80 metros. Esta obra foi encomendada em homenagem a Gonzalo Ruiz de Toledo, cuja sepultura também está ali.

Sinagogas de Toledo: A Iglesia de Santo Tomé fica bem perto do Bairro Judeu, onde existem inúmeras sinagogas. Saia da Plaza Del Conde pela Paseo Transito. Vire à direita na Calle de lós Reyes Católicos e chegue na Sinagoga Del Transito. Após visitá-la continue pela Calle de lós Reyes Católicos e conheça a Sinagoga Santa Maria de La Blanca.

San Juan de Los Reyes: Um pouco mais à frente, do outro lado da rua está o Monastério San Juan de Los Reyes, fundado pelos reis que unificaram a Espanha, Fernando de Aragão e Isabel de Castilla, para comemorar o nascimento do filho. Hoje o local funciona como igreja e a localização privilegiada no alto de um morro torna a construção ainda mais imponente.

Puente de San Martin

Bem perto está a Plaza de San Juan de Los Reyes. Dali dá para ver a Puente de San Martin, mais nova que a Puente Alcántara e construída para facilitar o acesso à cidade.

Puerta Del Cambrón: Situada quase ao lado da praça é uma das mais antigas da cidade. Cruze-a para ter acesso a um mirante que renderá belíssimas fotos.

Retorne pelo pórtico e caminhe por mais ou menos 750 metros pela Paseo Recaredero onde estão outros dois portais bem próximos um do outro.

Puerta de Alfonso VI: Antiga Puente de Bisagra é sem dúvida a que sofreu menos alterações ao longo do tempo.

Puerta de Bisagra Nueva: É uma estrutura monumental e fácil de identificar, pois tem duas torres circulares na parte da frente.

Suba pela Calle Real de Arrabal e chegue ao último portal a ser visitado.

Puerta Del Sol: A passagem pelo portão tem o formato de uma chave.

A apenas 80 metros dali está a Mesquita Cristo de La Luz, a única sobrevivente de uma família de dez mesquitas existentes na cidade.

Alcázar de Toledo

Para terminar a visita à cidade, siga para o Alcázar de Toledo. Vá até o final da Calle Cristo de La Luz e vire à esquerda na Calle Alfileritos. Um pouco à frente ela muda o nome para Calle Silleria, mas não se preocupe, vá até o final dela e chegue novamente na Plaza Zocodover. Suba a rua bem em frente à praça por 350 metros para chegar ao castelo.

Alcázar de Toledo: Sem dúvida um dos pontos turísticos mais importantes da cidade, cujas torres podem ser avistadas a quilômetros de distância, você já o havia visto lá da Puente de Alcântara logo que chegou à cidade, lembra-se? O tamanho e a localização privilegiada bem no alto da cidade tornam a construção realmente impressionante.

Hoje o local abriga uma Biblioteca e o Museu do Exército. Visite-o por dentro. Ao sair, contorne o edifício pela Cuesta de Los Capuchinos e vá para o jardim na parte de trás. Além do belo visual que você terá do Alcázar, existe ali uma espécie de mirante de onde se tem a mais bela vista do Rio Tejo com o incrível prédio da Academia de Infanteria ao fundo. Não há dúvidas que dali sairão fotos dignas de cartão postal.

O incrível prédio da Academia de Infanteria

Por fim, volte para a Plaza Zocodover e pegue um ônibus para voltar à estação de trens.

DICA: Se você chegar a Toledo de carro ou outro meio de transporte e começar a visita por outro portão de entrada, não há problema, pois nosso roteiro é circular, então é só segui-lo a partir do seu local que no final você volta para o mesmo lugar.

DICA 2: Este roteiro permite que você conheça em um dia as principais atrações de uma cidade muito bonita, rica em detalhes históricos, repleta de paisagens e construções belíssimas. Então, se tiver um pouco mais de tempo e puder pernoitar, vai conseguir explorar ainda mais o local, além de se encantar com as mais belas vistas noturnas ao redor.

 

Veja Mais:

Inscreva-se no nosso canal no Youtube.

Vídeo ao vivo direto da Espanha você vê aqui.

Veja os nossos vlogs aqui.

Não deixe de curtir a nossa página do Facebook.

Ficou com alguma dúvida ou quer sugerir algum tema, entre em contato com a gente.

 

Autor: Fábio Trindade e Tiago Stachetti

Fábio Trindade

Jornalista e viajante profissional @fatrindade

6 thoughts on “Roteiro de viagem Espanha: Toledo em 1 dia

  • Acabei de fazer o passeio por Toledo seguindo o roteiro de vcs! Sensacional! Muito obrigada!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *