AlascaAméricasEstados UnidosJuneau

Mendenhall Glacier, mais famosa geleira do Alasca, fica em Juneau e é acessível a pé

Depois de voar de helicóptero e ver baleias saltarem em mar aberto, ainda não é hora de voltar ao navio e seguir para outro destino. O dia em Juneau, a capital do Alasca, lembre-se, é longo, e a excursão que agendamos contemplava ainda visitas a Mendenhall Glacier, a mais famosa geleira do Alasca. O passeio chama Mendenhall Glacier & Juneau Whale Watching Combo Tour, custa em média US$ 130, mas como dito tudo é negociável na hora.

Mendenhall Glacier fica dentro de um parque homônimo e visita está vinculada ao passeio de barco

A geleira fica dentro de um parque que leva o mesmo nome, conta com um Visitor Center e é melhor deixar a visita para depois da observação de baleias (você escolhe de acordo com o horário que deseja fazer a observação em mar aberto). O parque é grande, com trilhas, e você administra o tempo que tem para gastar lá, diferentemente do passeio de barco ou de helicóptero, que tem hora para começar e terminar.

Visitor Center dentro do parque Mendenhall Glacier

Bom, por que o parque é imperdível? Simplesmente porque é possível chegar bem próximo ao pé da Mendenhall Glacier e ver pequenos icebergs descolarem-se dela para ganhar o oceano. São poucos os lugares que permitem ao turista ficar tão próximo assim de uma geleira – afinal, nem precisa de um helicóptero.

E tem mais. Literalmente ao lado da Mendenhall Glacier há uma cachoeira conhecida como Nugget Creek Falls, abastecida pela Nugget Glacier que fica mais acima. Para chegar no Mendenhall Glacier Visitor Center e ver tudo isso basta pegar a Nugget Creek Trail, bem fácil e com 1,2 quilômetro. O tour te deixa lá. O caminho costuma ter diversos animais, como porcos-espinho, castores e esquilos. Prepare-se para tirar muitas fotos, e se tiver tempo, há outras pequenas trilhas pelo parque.

Raramente é possível chegar bem perto de uma geleira, mas algumas vezes elas estão mais perto do que parece
Cachoeira chamada Nugget Creek Falls é abastecida por outra geleira, chamada Nugget Glacier

Atente-se aos avisos de cuidados que devem ser tomados se, por acaso, você encontrar um urso pelo caminho.

Sim, isso é possível, ou já se esqueceu que está em um dos lugares com a vida selvagem mais abundante? As placas são engraçadas (e um pouco assustadoras, convenhamos) pois explicam o que fazer se você tiver a “sorte” de esbarrar com o urso. Basicamente, NÃO SAIA CORRENDO.

 

Leia mais sobre o Alasca:

Conhecida como ‘Rain City’, Ketchikan é a porta de entrada ao Alasca

Vai encarar? Maior tirolesa do mundo está no Alasca

Clima faroeste e a rota da Corrida do Ouro fazem de Skagway a mais bela cidade do Alasca

Geleira Hubbard: uma maravilha natural de gelo azul translúcido no meio do Golfo do Alasca

Última parada dos cruzeiros no Alasca, Seward é rica em contrastes e vida selvagem

 

Autores: Fábio Trindade e Tiago Stachetti

Fábio Trindade

Jornalista e viajante profissional @fatrindade

One thought on “Mendenhall Glacier, mais famosa geleira do Alasca, fica em Juneau e é acessível a pé

  • Ola amigos,adorei seu post e estou indo em maio,de navio mas estou achando caro tour de helicoptero em Juneau.posso conseguir na hora do desembarque nestas agencias fora no porto ou preciso reservar antes? Vcs reservaram antes?se sim pode me dar os contatos?
    Agradeco
    Sandra Ducca

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *