DestaquesEuropaFrançaParisRoteiros

Conheça as principais atrações de Paris e saiba como visitar a capital da França em 4 dias

Um fato: Paris é a cidade dos sonhos da maioria dos turistas. E apesar de ter passado por momentos difíceis nos últimos anos, ela não perdeu nada de seu charme e continua sendo um dos lugares mais visitados do mundo. Nesta matéria, trazemos para você uma sugestão de roteiro conhecendo as principais atrações pela capital francesa em 4 dias.

Uma curiosidade que vale compartilhar com você: nós decidimos lançar o nosso canal no YouTube justamente com os vlogs de Paris. Sabíamos que a capital francesa, sem dúvida uma das cidades mais encantadoras que já visitamos nestes muitos e muitos anos de turismo, passando por quase 40 países, nos traria sorte 😊

E deu certo. Foram seis anos até voltar à cidade e, apesar de termos esta vez apenas quatro dias em Paris, vocês verão a seguir como dá para ver e rever muita coisa – e se sentir em um verdadeiro sonho ao caminhar pelas ruas e avenidas da capital da França.

Vamos detalhar o roteiro que fizemos e, de quebra, colocar o Vlog respectivo para não restar dúvidas de como dá para se divertir nesta cidade indiferentemente do tempo que tiver. Aliás, qualquer programa em Paris é uma alegria, porque praticamente tudo, em qualquer esquina, vale a pena.


Dia 1

Este é o cartão Navigo Découverte

Como na maioria dos voos internacionais do Brasil para a Europa, chegamos bem cedo no aeroporto Charles de Gaulle. Mas não saia correndo do aeroporto. Compre antes o cartão Navigo Découverte, um cartão ilimitado para usar no transporte público de Paris durante 7 dias (há também opções mensais e anuais). Explicamos detalhadamente sobre ele neste post aqui, porque há algumas regras (como levar foto e dias de utilização) que precisam de atenção. Mas a economia é enorme.

Com o Navigo Découvert em mãos, pegamos o RER B até Denfert-Rochereau (sentido Massy-Palaiseau), num total de 16 paradas e cerca de 50 minutos. Trocamos para a linha 6 do metrô e seguimos até Cambronne (sentido Charles de Gaulle – Étoile).

Nós ficamos hospedados no Ibis StylesParis Eiffel Cambronne (hospedagem em Paris é caríssima, então como somos membros Platinum do programa ALL, tínhamos vários descontos e optamos por ele). A região é ótima, ao lado da Torre Eiffel (tínhamos até vista da pontinha da torre, como vocês verão no vlog), mas o quarto é minúsculo.

Como sempre ficamos o dia INTEIRO fora – literalmente – isso não foi um problema. E o café da manhã era muito bom (com queijo brie à vontade, para nossa perdição… rsrs). Tanto não ficamos no hotel que só deu tempo de largar as malas no quarto, tomar um banho e seguir direto para a Torre Eiffel.

DICA: conhecendo ou não Paris, comece seu passeio pela cidade com a Torre Eiffel, não importa onde estiver hospedado. A emoção que se tem ao estar diante dela é algo único. Sem contar que ali, olhando para “A Dama de Ferro”, é a melhor forma de sentir que realmente ESTAMOS EM PARIS.

Se alguém se hospedar neste Ibis, saiba que a caminhada do hotel até o Champ de Mars (Campo de Marte) é curtíssima. Chegamos num lindo dia de céu azul e sol forte e bem nos preparativos para o torneio de Roland-Garros. Por isso, a cidade estava com diversas atividades especiais inclusive uma TIROLESA MONTADA NA TORRE EIFFEL.

E tudo isso você pode conferir no nosso primeiro Vlog.

Engana-se porém, quem achou que o dia terminou. Gaste o tempo que quiser na Torre. Nossa sugestão é se planejar e já comprar o ingresso para subir com antecedência pelo site oficial. Caso não consiga fazer isso, saiba que a fila (principalmente no verão, é imensa). E os únicos horários mais tranquilos são bem cedinho ou quando estiver escurecendo.

Depois de passar pelo Campo de Marte e subir na Torre, atravesse para o lado oposto para chegar no Trocadéro, de onde se tem a melhor vista do maior símbolo de Paris. Se estiver a fim, brinque na fonte que existe no local como alguns turistas fazem.

Porém, o legal mesmo é tirar belas fotos nas muretas do Trocadéro e apreciar o lugar. Aliás, provavelmente é daqui a foto maravilhosa que você viu de algum amigo em Paris e pensou: eu quero uma igual. Esta é a chance 😊

Torre Eiffel, Paris, a partir do Trocadéro

De lá, seguimos caminhando pelo bairro pelas margens do Rio Sena. Foi tão bom estar de volta que simplesmente esquecemos de comer. Mas já era hora de “almoçar” (mesmo sendo quase 8 da noite, como vocês vão ver no nosso segundo Vlog logo mais). A escolha foi o Restaurante Le George V, com um ambiente agradável e ótima comida – e o maior refrigerante individual que já vimos. Mas não se preocupe, há várias opções na região.

No meio da Champs-Élysées se tem a melhor vista do Arco do Triunfo

O importante é que a Avenida George V é muito famosa, com vários hotéis de luxo, e liga o Rio Sena (e uma das laterais da Torre) até a Avenida mais famosa do mundo: a Champs-Élysées. E nela o importante é circular. Caminhe para os dois lados e deslumbre-se com o Arco do Triunfo (de dia e à noite), que estará a apenas 900 metros.

Aliás, você sabia que dá para subir no Arco? Pois é, dá, e a vista de lá é incrível porque você vê toda a Champs-Élysées, as vias simétricas nos arredores e, claro, a imponente Torre bem de perto, soberana na paisagem de Paris. Custa 12 euros e você pode comprar os ingressos no site oficial ou na hora mesmo.

Na própria Champs-Élysées decidimos fazer mais uma parada para comer (quase 23h). E tivemos uma ótima surpresa ao encontrar um local chamado Pizza Vesuvio, um restaurante com preços bem acessíveis e que te permite comer sem desgrudar os olhos do Arco do Triunfo. Experiência incrível que você confere no nosso segundo Vlog.


Dia 2

Entrada do complexo Disneyland Paris

O segundo dia na capital da França foi reservado para conhecer um lugar que não tivemos a oportunidade de ir na primeira vez: a Disneyland Paris. E foi ótimo visitar os dois parques franceses do Walt Disney desta vez, porque 2017 é justamente o ano em que o complexo está comemorando 25 anos. Ou seja, muitas atrações reformuladas, show de fogos, luzes e muitas outras novidades.

Nós precisávamos ir no segundo dia porque se tratava de uma sexta-feira, quando os ingressos ainda tinham os preços mais baixos. No final de semana (os outros dias que teríamos em Paris), os valores subiam consideravelmente, sem contar que a previsão era de parques bem mais cheios.

Entrada do Walt Disney Studios, em Paris.

Sobre isso, fizemos uma matéria bem explicativa de como chegar na Disneyland Paris, como economizar na hora de comprar os ingressos, quais são os valores e como escolher os melhores dias para visitar o complexo. Tem tudo no link, é só clicar.

Além disso, nós queríamos conhecer os dois parques em um mesmo dia – pois era o único tempo que teríamos. E para quem não conhece, eles são menores que os parques de Orlando, tanto que a decisão deu muito certo. São eles: Walt Disney Studios Park (o equivalente ao Hollywood Studios de Orlando) e Disneyland Park (o Magic Kingdom francês)

Para isso, acordamos às 6h para chegar na hora que o Walt Disney Studios Park abria naquela sexta (às 10h). A Disney fica afastada de Paris e de trem o percurso leva cerca de 1 hora. Felizmente conseguimos cumprir o horário, como vocês podem ver no nosso Vlog exclusivo sobre este parque.

O belíssimo Castelo da Bela Adormecida no Disneyland Park

Depois de conhecer o primeiro parque, seguimos para o principal, onde está o belíssimo castelo da Bela Adormecida (e não da Cinderella, como em Orlando). Aliás, só existem três parques com o Castelo da Bela Adormecida: o de Paris, da Califórnia e de Hong Kong.

O parque é lindo, divertido e com um show novo em comemoração aos 25 anos, o Disney Illuminations, impecável e emocionante. Destaque também para a reformulada Hyperspace Mountain, recém-inaugurada com o tema Star Wars. INCRÍVEL. O melhor brinquedo do parque.

E tudo sobre este parque você vê no nosso quarto Vlog em Paris. Inclusive o show. Ai ai, já deu saudades 😊


Dia 3

Antes de explicar como é este terceiro dia, já adiantamos que ele é interminável – e maravilhoso. Sério, quando você colocar a cabeça no travesseiro ao voltar para o hotel, perceberá a quantidade de lugares que visitou e como tudo, absolutamente tudo, é incrível.

Como você viu no primeiro Vlog, nós tivemos problemas com a mala, que simplesmente quebrou. Resultado: tivemos que comprar outra (afinal, a viagem estava só começando e ainda teríamos mais 25 dias pela Europa). Então nosso dia começou nas Galeries Lafayette, pois pesquisamos e estava na semana de promoção de malas (by the way, conseguimos 40% de desconto).

Ponte Alexandre III com a Torre Eiffel ao fundo

Mas apesar da obrigação de fazer esta compra, o tour foi ótimo pois encontramos uma típica feira parisiense em frente a Torre Montparnasse onde os moradores fazem suas compras de queijos, verduras,  legumes e até carnes, roupas, brinquedos, entre outras coisas.

Depois de circular por ela, comer amêndoas e comprar a mala, largamos tudo no hotel e seguimos para uma região muito emblemática da cidade: o centro. É aqui que está a Ponte Alexandre III, considerada a mais bela de Paris – é também a mais extensa, com 160 metros.

A região é famosa porque concentra inúmeras atrações importantíssimas da capital. Além da própria ponte, que oferece uma das mais belas vistas de Paris, com a Torre Eiffel ao fundo, de um lado dela basta dar uma pequena caminhada para chegar nos imponentes Petit e Grand Palais e, mais a frente, na Champs-Élysées. E, do outro lado, há o Hôtel des Invalides com sua cúpula dourada – onde está o mausoléu dedicado à Napoleão Bonaparte, construído em 1840. Vale a visita.

Hôtel des Invalides

Nossa sugestão: chegue na região pelo metrô Invalides e faça o “lado de cá”, onde está a atração que dá nome à estação. Atravesse a ponte Alexandre III (com direito a apreciá-la e fazer belas fotos), siga pelos Petit e Grand Palais até chegar na Champs-Élysées. Lá, há outra estação de metrô de onde seguimos direto para a Catedral de Notre-Dame.

Mais uma vez, o dia estava lindo e reencontrar uma das igrejas mais famosas do mundo é um prazer ímpar. Veja todos os detalhes do exterior da Notre-Dame e corra para o interior. A entrada é gratuita e dependendo do período que for, haverá fila para entrar. Mas isso não importa, pois o interior da catedral é magnifique.

Gárgula vigia Paris do alto da Notre-Dame

E a visita não acabou. Dá para subir nas emblemáticas torres da Notre-Dame. Custa 10 euros e você vai poder fazer uma das fotos mais emblemáticas de Paris: as gárgulas com a Torre Eiffel ao fundo. Superbe.

Bom, depois de ler o roteiro, nada melhor do que ver tudo isso. Então aqui vai o nosso quinto Vlog de Paris. Como dissemos, o dia é interminável e foi preciso dividir os vídeos. Divirta-se.

Saia da Notre-Dame, vá para a estação de metrô Hôtel de Ville, que, como o nome diz, fica em frente ao belíssimo Hôtel de Ville (que significa Prefeitura de Paris) e siga para o bairro mais charmoso, agradável e boêmio da capital francesa: Montmartre.

Basílica de Sacré-Couer em Montmartre

Se você é fã da sétima arte e assistiu ao filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, certamente vai se lembrar desta região. Por isso, a ideia aqui é simples: perca-se belo bairro, caminhe pelas ruazinhas e procure um belo café ou restaurante para fazer uma ótima refeição.

Nós optamos por almoçar/jantar (sim, nós realmente, sempre, nos perdemos no horário e muitas vezes esquecemos de comer) no tradicional restaurante La Mère Catherine. Ele foi fundado em 1793 (não, você não leu errado) e fica na famosa Place du Tertre, onde se concentra o maior movimento em Montmartre, com muitos artistas fazendo caricaturas de turistas.

Tudo isso você pode ver no nosso próximo Vlog, logo abaixo, pois é muito mais interessante assistir do que ler, nestes casos. Principalmente porque mostramos todos os pratos que pedimos e esta agitação maravilhosa da região.

Veja também a Sacré Coeur à noite

Sem contar que o La Mère Catherine fica ao lado do grande símbolo de Montmartre: a Basílica de Sacré Coeur. Visita imperdível, a estonteante igreja é, na nossa opinião, a mais bela de Paris. O mais interessante é que a exuberante fachada branca e arredondada contrasta com o interior, mais simples que as demais igrejas de Paris.

A entrada é franca e ela fica aberta, no verão, até 22h30. É possível subir também no Dome. Mas saiba que são 300 degraus e não há elevador. A vista, entretanto, vai compensar o esforço. Mais informações no site oficial (que tem versão em português).

Caso não consiga ver um show, registre a bela fachada do Moulin Rouge

E depois de ver a Sacré Coeur de dia e à noite, desça novamente por Montmartre para chegar ao cabaré mais famoso da Belle Époque: o Moulin Rouge. O local de 1889 também foi retratado nos cinemas no encantador filme de Baz Luhrmann com Nicole Kidman e Ewan McGregor. Se tiver pique, há shows às 21h e às 23h, com ingressos a partir de 87 euros. Caso esteja cansado(a), veja a fachada pois é muito bonita.

A esta altura certamente você não vê a hora de descansar, certo? Bom, a gente fez uma parada importante antes de voltar ao hotel. Nós descemos no Trocadéro, quase 1h da manhã, para ver a Torre Eiffel à noite. E demos muita sorte. Chegamos com A Dama de Ferro toda iluminada. Depois ela começou o show de luzes até se apagar completamente. Um presente para encerrar este dia interminável, mas inesquecível.

E aqui está tudo isso em vídeo. Não deixe de conferir.


Dia 4

Entrada do Museu do Louvre

Está sentindo falta de algo extremamente importante neste roteiro por Paris? Talvez o maior e mais visitado museu do mundo? Pois chegou a hora de visitar (ou revisitar, no nosso caso) o Louvre. O nosso quarto dia caiu no domingo e compramos os ingressos com antecedência pelo site oficial.

Saiu por 17 euros e não pegamos nenhuma fila. Nós escolhemos o primeiro horário, às 9h, porque queríamos mostrar a vocês, caros viajantes, a grande estrela do museu, a Mona Lisa, antes da conturbada aglomeração que se forma em frente ao quadro todos os dias. E mesmo chegando cedo, num domingo, já havia uma enorme fila para quem ia comprar ingresso na hora. Portanto, planeje-se.

Nossa estratégia deu muito certo. Como dito, não enfrentamos nenhuma fila, pegamos o museu vazio e chegamos com tranquilidade na enigmática Mona Lisa, de Leonardo da Vinci. E mostramos tudo isso no nosso último Vlog sobre esta cidade arrebatadora.

Mostramos isso e muito mais. Pois além de ter a oportunidade de apreciar esta relíquia sem muvuca, tivemos boas horas para conferir outras obras de arte tão importantes quanto as expostas no Louvre. Só para citar algumas: Vênus de Milo, A Liberdade Guiando o Povo, Vitória de Samotrácia (Vitória Alada), A Coroação de Napoleão, A Mulher com Véu e Psique Reanimada pelo Beijo do Amor.

E ainda fazemos um importante aviso: não se esqueça de olhar para o outro lado da sala onde está a Mona Lisa. Contrastando com a pequena pintura de Leonardo da Vinci está o MAIOR quadro do Louvre: O Casamento em Caná. Lindo.

Esperamos que vocês tenham mais tempo nesta cidade incrível, porque sem dúvida há muito mais para ver, como o Panthéon, a Opera Garnier (que tem a sala mais linda que já vimos na vida), a Sainte-Chapelle, a Place de La Concorde e o Musée de l’Orangerie. Mas acredite: esses quatro dias ficarão guardados na sua memória, exatamente como estão na nossa.

Fábio Trindade

Jornalista e viajante profissional @fatrindade

4 thoughts on “Conheça as principais atrações de Paris e saiba como visitar a capital da França em 4 dias

  • Olá,
    O blog e canal de Youtube são muito bons. Estão me ajudando a montar o roteiro da minha viagem.
    Só tenho uma dúvida: ql site vcs usaram para comprar os ingressos das principais atrações, para evitar as filas?
    Abraço

    Resposta
    • Oi Vinicius. Primeiramente, muito obrigado. Que legal que está te ajudando.
      Nós sempre compramos pelo site oficial. Nunca usamos terceiros – quando isso acontece, a gente escreve. Por exemplo, se uma agência nos ajudou, ou se algum site dava desconto, essas coisas. No caso de Paris, tudo foi pelo site oficial do lugar – como a Disney, o Louvre, a Torre, etc.
      Abraços e boa viagem 🙂

      Resposta
  • Boa noite, adorei o seu blog, está ajudando muito nos planos da viagem!! Mas, estou com uma dúvida sobre o Paris pass… vale a pena a aquisição?

    Resposta
  • O! Estou completamente viciada nos vídeos de vcs. Adoro! Um a pergunta:a entrada pro Louvre é franca do primeiro domingo de outubro? Irei com a família e gostaria de saber se neste caso eu precisaria de alguma reserva prévia ou algo assim. Obrjgada

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *