EuropaPortugalRoteirosSintra

Roteiro de viagem em Portugal: Sintra em 1 dia

Sintra é um bate-volta imperdível de Lisboa

Quem estiver visitando Lisboa não pode deixar de fazer um bate-volta até Sintra. São apenas 30 quilômetros de distância e basta chegar lá para ver o quanto esta cidade é atraente, charmosa e repleta de belas atrações. Mas vá bem cedo senão você não conseguirá visitar tudo.

A melhor maneira de ir é de trem, mas caso você esteja com um carro alugado, é simples também. Como fomos de trem, vamos explicar esta opção. Existem linhas a partir da estação do ROSSIO ou da estação ORIENTE. A estação final é SINTRA, então não tem como se perder.

Ruas do Centro Histórico de Sintra

Ao desembarcar na simpática estação da cidade, você imediatamente vê duas grandes chaminés brancas que pertencem ao Palácio de Sintra. Siga em direção a elas para chegar ao Centro Histórico.

É uma estrada um pouco sinuosa, parecida com uma serra, mas com belas vistas pelo caminho – e são só dez minutinhos de caminhada. O trajeto é bastante agradável, parece um museu a céu aberto, pois ao longo das calçadas dá para admirar diversas esculturas.

Tanto que logo no início da caminhada a gente vê, à direita, o edifício da Câmara Municipal e já tem uma ideia das belas arquiteturas que virão pela frente.

As chaminés brancas que pertencem ao Palácio de Sintra vistas de longe

Ao final da estrada você chega a uma praça cheia de restaurantes e lojas. No meio dela está o dono das chaminés brancas, o Palácio Nacional de Sintra. Apesar de a fachada ser relativamente simples comparada a outros palácios, o interior surpreende pela beleza, não deixe de visitá-lo.

Explorando o centro da cidade não tem como não passar em frente à Casa Piriquita, uma confeitaria onde você deve comer o “Travesseiro da Piriquita”.

Tão tradicional para Sintra quanto o Pastel de Belém é para Lisboa, o doce é feito de massa folhada, com recheio de creme de amêndoas e coberto com açúcar. Você pode comprar e sair comendo, mas o charme está em sentar na simpática confeitaria e receber um quentinho na sua mesa. O sabor? Não tem como descrever, só provando mesmo!

DICA: Outros estabelecimentos vendem o Travesseiro de Sintra, mas o original só mesmo na Piriquita.

Palácio da Pena de Sintra

Nessa mesma praça, pegue um ônibus para o Palácio da Pena (certamente você já viu alguma foto dele, pois é o cartão postal de Sintra). Ele está localizado no Parque da Pena na encosta de uma montanha. Um dos mais exóticos que já conhecemos até hoje devido à variedade na sua construção.

Para começar, as paredes são amarelas, vermelhas, há partes em azulejos coloridos e uma diversidade de esculturas extravagantes e muito interessantes. Explore o interior e exterior, só não se perca no horário ou espere se cansar de tanto admirar os cenários ao redor para depois ir embora. Isso não vai acontecer.

Vista do Castelo dos Mouros, uma das construções mais impressionantes de Portugal

Agora vá para o Castelo dos Mouros (o ônibus para lá também sai da praça central), uma fortificação militar usada para vigilância. Além das impressionantes muralhas, prepare-se para ter uma linda vista de Sintra. Impressiona, acredite.

De volta ao centro, caminhe até a Quinta da Regaleira, uma mansão com um imenso jardim cheio de grutas e torres. Visite primeiro o palácio e depois vá para os jardins. É um lugar tão surpreendente que existe lá até mesmo um conjunto de galerias subterrâneas que ligam os monumentos entre si. Reserve um bom tempo para visitá-la e prepare-se para andar bastante pelas ladeiras no caminho.

Acredite, você vai amar Sintra

Hora de voltar para a estação. Cuidado para não se sentir com saudades antes mesmo de sair de lá. Não é para menos, é assim que a gente se sente toda vez que visita uma cidade tão charmosa e acolhedora.

 

Leia Mais:

Inscreva-se no nosso canal no Youtube.

Mais reportagens da Europa você encontra aqui.

Não deixe de conferir os nossos vlogs e também de curtir a nossa página do Facebook.

Ficou com alguma dúvida ou quer sugerir algum tema, entre em contato com a gente.

 

Autores: Fábio Trindade e Tiago Stachetti

Fábio Trindade

Jornalista e viajante profissional @fatrindade

2 thoughts on “Roteiro de viagem em Portugal: Sintra em 1 dia

  • Olá Fabio e Tiago. Muito bom os roteiros de vocês. De um lado e prático e objetivo, de outro, bastante detalhado com boas dicas . Estou programando uma viagem com minha esposa para a Espanha e Portugal. Será em maio do próximo ano. Visitaremos Madrid, Barcelona, Porto e Lisboa, nessa ordem. Já está definido que seguiremos seus roteiros a risca. Parabéns pelo belo trabalho e obrigado pelas excelentes dicas. Um abraço para vocês.

    Resposta
    • Oi José. Que legal, muito obrigado. Tomara que vocês tenham uma excelente viagem. E, acredite, esses são os roteiros que nós usamos. Então foram testados hehe. Boa viagem 🙂 E obrigado por seguir a gente

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *