São Petersburgo é tida pelos próprios russos como a capital cultural do país. E, como é de conhecimento geral, o balé é um dos principais pilares disso. Embora o Bolshoi fique em Moscou, a tradição na dança faz parte de toda a Rússia, e Piter, como São Petersburgo também é conhecida, conta com duas academias e teatros importantes: Maiirinski e Mikhailovsky.
É bacana saber isso porque incluir uma apresentação de balé no roteiro é primordial, assim como ver uma ópera em Viena, um musical em Nova York e visitar casas de Fado em Lisboa.
E não importa a época que você queira visitar São Petersburgo, há programação o ano inteiro, normalmente montagens dos principais balés existentes, como O Lago do Cisne, Othello e O Quebra Nozes, além de espetáculos menos populares e até autorais.
Se a ideia é viajar para lá no verão, em cruzeiros como nós fizemos, saiba que o teatro Maiirinsky fecha por certos períodos, inclusive com pausas de 15 dias. Em 2017, por exemplo, as férias serão entre 16 de junho e 1º de julho. Em cruzeiros, as datas são fixas, sem qualquer possibilidade de alteração. Foi exatamente o que aconteceu com a gente. Mas não se preocupe, nesse período, o Mikhailovsky Theatre sempre mantém a agenda, com pausas em períodos contrários ao do Maiirinsky. Sem balé você não ficará – nem concertos ou óperas, já que a programação é bem completa.
E como a tradição é forte por lá, saiba que os espetáculos normalmente são completos, como antigamente: três atos e dois intervalos. Durante a nossa visita, o espetáculo em cartaz no Mikhailovsky era Dom Quixote, que conta com uma coreografia animada e vibrante. Mas quem não está acostumado com o estilo vai se entediar – não com o teatro, que é magnífico, como mostram as fotos a seguir.
A apresentação é longa, os intervalos têm apenas 15 minutos – ou seja, não dá para fazer muita coisa, no máximo ir ao banheiro e comprar algo para beber – e balé não é uma arte tão popular assim. Espetáculos de dança, aliás, sofrem com falta de público no Brasil, o que é uma pena. Na Rússia, por outro lado, os ingressos para as temporadas esgotam rápido, portanto, não deixe para comprar na hora.
Os preços variam de acordo com o espetáculo e período, mas no verão, em média, vão de 2000 rublos (US$ 35) a 8000 (US$ 140). Aqui estão os sites oficiais dos teatros Mikhailovsky e Mariinsky.
Leia mais:
Por que visitar São Petersburgo, na Rússia? Oras, porque a cidade é magnífica
Exuberância e ostentação definem o Hermitage, o museu da Rússia que supera até as suas obras de arte
Autores: Fábio Trindade e Tiago Stachetti