Berlim e Munique são as grandes cidades da Alemanha que atraem todos os tipos de turistas. Fato. Mas existe um terceiro pilar neste país incrível que tem conquistado cada vez mais os viajantes e, sem dúvida, merece entrar no seu roteiro: Frankfurt. Principalmente se você deseja explorar melhor a Alemanha, tanto a parte histórica (uma das mais importantes do mundo) quanto as suas belezas naturais. Nesta matéria trazemos para você uma sugestão de roteiro de 2 dias para conhecer a icônica cidade alemã.
Como chegar em Frankfurt
Chegar a um dos centros financeiros mais importantes da Europa é uma tarefa bastante simples. Existem alguns voos diretos a partir do Brasil, com saídas de São Paulo e Rio de Janeiro operados pela LATAM e pela Lufthansa. Também é possível voar com outras companhias com escalas conveniente que não aumentam muito o tempo do voo, como por exemplo, voar com a Air France com uma curta conexão em Paris.
Agora, caso você já esteja na Europa, uma agradável viagem de trem leva você direto à estação central de Frankfurt am Main (Frankfurt sobre o Meno) a partir da grande maioria das cidades.
Um pouco sobre a cidade
Não se deixe enganar pelo fato de visitar uma cidade tão cosmopolita, pois além de modernidade o lugar preserva belos cenários históricos. Isso se deve ao fato de o local ter sido quase completamente destruído durante a guerra. Ao longo do tempo, enquanto as construções sobreviventes eram preservadas e restauradas, modernos arranha-céus eram erguidos e tornaram o cenário de Frankfurt peculiar e encantador. Não é por acaso que a cidade recebeu o apelido de “Mainhattan” da Europa, em referência à Manhattan nos Estados Unidos.
Sem contar que Frankfurt é a cidade ideal como base para realizar diversos bate-volta, inclusive pela famosa Rota Romântica do Vale do Rio Reno. Nós já temos aqui no site roteiros para 3 bate-volta imperdíveis a partir de Frankfurt: HEIDELBERG, RUDESHEIM e KOBLENZ. Ou seja, vale ficar vários dias pela cidade para explorar o entorno.
Mas enquanto estiver em Frankfurt, caminhar é a forma ideal para explorar cada detalhe, pois as principais atrações estão concentradas no Centro Histórico. O transporte público, no caso, o sistema de ônibus e metrô, obviamente, é impecável. Mas só use se for extremamente necessário. Então agora é só calçar sapatos confortáveis, pegar sua câmera fotográfica e seguir nosso roteiro de dois dias pela cidade.
Roteiro de dois dias em Frankfurt
DIA 1
A melhor maneira de começar o passeio é conhecendo o Centro Antigo, ou Altstadt, então siga para a principal praça da cidade, a Römerberg. Se não estiver nas proximidades utilize o metrô e desça na estação Dom Römer.
Esta praça é um dos pontos turísticos mais emblemáticos da cidade e as construções coloridas com arquitetura típica alemã dão ao local um charme todo especial. O maior destaque fica por conta do Römer, um conjunto de casas que inclui a Altes Rathaus, ou prefeitura antiga, fácil de identificar, pois sempre existem bandeiras tremulando em frente a ela.
Você também já deve ter notado a simpática igreja em um dos lados da praça. Esta é a Alte Nikolaikirche, ou Igreja de São Nicolau, de grande importância histórica, pois foi usada como igreja da corte até o final do século 15. Além da visita à parte interna, vale a pena subir na torre e apreciar uma vista incrível da cidade.
O local também está repleto de restaurantes, lojas de souvenirs e artesanato. Após explorar a Römerberg completamente, saia da praça pelo lado oposto à Nikolaikirche.
Você está agora na Paulsplatz. Esta bela igreja é a Paulskirche, um símbolo da Alemanha livre. Hoje em dia ela não é mais usada para celebrações religiosas, mas apenas para eventos especiais.
Atrás da igreja está a Berliner Strasse, siga à esquerda por ela por mais ou menos 400 m e visite a Goethehaus, casa onde nasceu o famoso poeta Johann Wolfgang Goethe (1749-1832) – considerado a maior personalidade da literatura alemã, tendo entre as obras mais famosas Werther, Os anos de aprendizagem de Wilhelm Meister, Ifigênia em Táuride e Torquato Tasso. Apesar de destruída durante a guerra, a casa foi totalmente reconstruída. Ao lado visite também o museu dedicado ao escritor.
Volte para a Römerberg e siga pela primeira rua à esquerda, a Markt, até chegar à Kaiserdom, a Catedral de Frankfurt. A parte interna abriga belas obras de arte e no claustro fica o museu. Suba na grande torre da igreja e seja presenteado com uma vista espetacular da cidade.
Termine o dia com um jantar em um dos agradáveis restaurantes da Domplatz, a Praça da Catedral. O clima por aqui é muito gostoso, com movimento até tarde da noite. Se não quiser comer, também é uma ótima opção para sentar e apreciar as cervejas alemãs.
DIA 2
Hoje o dia vai ser dedicado à parte mais moderna da cidade. Desça na estação de metrô Alte Oper e caminhe até o suntuoso prédio da Ópera de Frankfurt. O edifício foi totalmente destruído na guerra, mas reconstruído com riqueza de detalhes. Caminhe pela agradável praça ao redor e depois siga pela G. Bockenheimer Strasse sempre em frente até chegar ao Hauptwache.
Esse belo edifício foi, no passado, a “casa da guarda” e depois foi usado como prisão. Para possibilitar a construção do metrô da cidade, a Hauptwache foi completamente desmontada e depois reconstruída seguindo o projeto original. Hoje abriga um café e é ponto de encontro tradicional da cidade.
Uma das ruas ao redor da Hauptwache é a Zeil, permitida apenas para pedestres e repleta de lojas e restaurantes. Com certeza merece uma visita e inclusive o MyZeil, um shopping com uma espetacular arquitetura futurista, fica por ali. Você pode voltar aqui à noite para curtir e fazer umas comprinhas.
Dependendo de onde você estiver na Zeil, caminhe por aproximadamente 800 m pela Neue Kräme ou pela Hasengasse até chegar à beira do Rio Main. Ao longo do rio existem inúmeras pontes, cada uma com uma beleza particular, mas a mais emblemática de todas é a Eiserner Steg, ou Ponte de Ferro. Você com certeza já viu alguma foto dela ao pesquisar sobre Frankfurt, pois é cartão postal da cidade. É nesta ponte que muitas pessoas penduram cadeados para simbolizar a união dos casais.
Também é nessa região, ao longo do rio, que nos finais de semana acontece o Mercado de Pulgas. Um passeio muito agradável, pois você encontra ali coisas que vão além da imaginação – e normalmente os objetos mais tradicionais do país e que ficam ótimos na estante de casa.
Às margens do Main existem várias embarcações aguardando pelas pessoas que desejam fazer um cruzeiro pelo rio. O passeio vale a pena, pois dá uma perspectiva diferente da cidade – com explicações bem legais.
Ao retornar do cruzeiro caminhe pela rua Mankai às margens do rio. Esta é uma região repleta de museus, pois Frankfurt é uma cidade rica em cultura. Entre eles estão o Historisches Museum que conta a história dos habitantes de Frankfurt, o Städel que guarda obras de arte de artistas como Claude Monet, Pablo Picasso, Rembrandt, Botticelli, entre outros, e o Deutsches Filmmuseum, dedicado ao cinema.
Neste roteiro de dois dias você terá pouco tempo para visitar museu. Escolha um deles para uma rápida visita ou aumente os dias na cidade para fazer tudo com mais calma. De qualquer forma, a beleza das construções merece sua atenção.
De frente para o rio vire à direita e siga pela Mankai até chegar à Neue Mainzer Strasse. Vire novamente à direita e chegue ao prédio da Eurotower, um arranha-céu de quase 150 metros de altura que abriga a sede do Banco Central Europeu. Bem em frente está a praça Willy Brandt Platz e o símbolo do EURO, onde todos querem registrar uma foto.
Continue depois pela Neue Mainzer Strasse até chegar ao Mirante Main Tower, o mais alto da cidade e que proporciona uma vista 360° de toda a região. Um espetáculo imperdível principalmente ao entardecer!
Como dito, além de ser uma cidade fantástica, Frankfurt é a base perfeita para quem quer esticar um pouco mais a visita à Alemanha e conhecer vários lugares ao redor com um bate e volta de trem. Seguem aqui os roteiros que preparamos de cidades imperdíveis da região e que estão no máximo a 1h de distância:
Se esse for seu objetivo, nossa dica é que você se hospede na região próxima à estação, para facilitar suas idas e vindas. Agora é hora de encerrar a visita, e a melhor maneira é sem dúvida curtindo um belo jantar típico alemão!
E se tiver mais tempo na Alemanha, veja o nosso roteiro de dois dias em Munique e divirta-se.
Gostei bastante do roteiro detalhado e vou me inspirar muito aqui no site para meu rolê pela Alemanha em alguns meses. Parabéns, meninos! Vocês produzem ótimos textos!