Já falamos neste texto aqui sobre a enorme versatilidade de Nova York e a razão de considerarmos a cidade que nunca dorme um dos poucos lugares do mundo onde, não importa quantas vezes seja visitado, sempre há algo novo — e interessante — para fazer. E este texto aqui é mais um exemplo imperdível disso e uma ótima dica para quem pretende visitar a capital do mundo no ano que vem.
O MoMA – Museu de Arte Moderna de Nova York junto com o Art Institute of Chicago anunciaram a primeira exposição da América do Norte exclusivamente dedicada ao trabalho da brasileira Tarsila do Amaral (1886-1973). Pois é, talvez o maior nome das artes do Brasil no século 20 ganhará uma exibição no MoMA de 11 de fevereiro a 3 de junho de 2018 com foco na produção realizada por Tarsila na década de 1920.
A ideia, segundo o MoMA, é traçar o caminho das principais contribuições inovadoras por meio de aproximadamente 130 obras. A mostra então apresentará pinturas, desenhos, cadernos e fotografias tiradas de coleções nos Estados Unidos, América Latina e Europa. Por isso, a exposição ganhou o nome Tarsila do Amaral: Inventing Modern Art in Brazil (Inventando Arte Moderna no Brasil).
E sabe o que é mais interessante: se você estiver por Chicago este ano ainda, pode conferir a exibição antes de ela desembarcar em Manhattan. A exposição será apresentada no Art Institute of Chicago de 8 de outubro de 2017 até 7 de janeiro de 2018.
O público poderá ver, entre outras obras, a reunião de três pinturas de referência: A Negra (1923), Abaporu (1928) (ambas na foto que abre a matéria) e Antropofagia (1929). A última vez que elas foram exibidas em conjunto na América do Norte foi em 1993, também no MoMA, quando o museu fez uma exposição dedicada a artistas latino-americanos do século 20 (Latin American Artists of the Twentieth Century).
Além disso, a exposição incluirá o primeiro trabalho de Tarsila a entrar na coleção do museu, Estudo de Composição (Figura Só) III (1930). O desenho é o último de uma série de esboços que refletiram cada vez mais a crescente inclinação surrealista de Tarsila, marcando ainda o ponto culminante da década mais prolífica de sua produção.
Portanto, tem viagem para Chicago ou Nova York, já inclua no roteiro uma visita à exposição Tarsila do Amaral: Inventing Modern Art in Brazil. E se for para Manhattan antes do dia 25 de setembro deste ano, aproveite para ver Os Retratos de Adele Bloch-Bauer I e II, juntos pela primeira vez em uma década, na Neue Galerie. Boa viagem 😊
Fotos: MoMA/Divulgação
Inscreva-se no nosso canal no Youtube.
Veja outras matérias dos Estados Unidos aqui.
Não deixe de curtir a nossa página do Facebook.
Ficou com alguma dúvida ou quer sugerir algum tema, entre em contato com a gente.
Me orgulho de ver estas notícias…. Gente da gente fazendo e mostrando a que veio. Assim como vocês…
Amei saber disso.